Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32437
Tipo: Dissertação
Título: Presença do coração:(além-do)homem cordial na canção popular brasileira
Autor(es): Santos, Marlus
Autor(es): Santos, Marlus
Abstract: Essa dissertação pensa a atualidade do conceito de cordialidade proposto por Sérgio Buarque de Holanda. A pesquisa procura investigar se o conceito de cordialidade, o que chamamos de presença do coração, a partir da visão de Sérgio Buarque é perene inclusive em fenômenos sociais contemporâneos especificamente na música popular brasileira. Para tanto começamos por pontuar a movência do conceito entre as edições do livro, notadamente entre a primeira e segunda edições. Afinal o próprio Sérgio Buarque de Holanda mencionou que o homem cordial era um defunto. Sérgio Buarque de Holanda também acreditava que a urbanização faria com que a cordialidade diminuísse ou mesmo acabasse. Há autores que sustentam que a cordialidade ainda está presente na sociedade brasileira, bem como há estudos ainda atualmente acerca do homem cordial ou da cordialidade, tais como os trabalhos de Luiz Feldman, João Cezar de Castro Rocha, Pedro Meira Monteiro etc. Assim como há trabalhos que, apesar de não serem diretamente ligados ao tema da cordialidade, fazem referência à concepção do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, tais como trabalhos de Jessé Souza e Luís de Gusmão. Depois de marcarmos determinadas características de Raízes do Brasil, e tecer considerações sobre a atualidade do conceito de cordialidade, sustentaremos a partir das canções da música popular brasileira, notadamente a partir da obra de Chico Buarque de Hollanda, filho de Sérgio Buarque de Holanda. Ainda mencionaremos a importância de Pixinguinha, Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto e Caetano Veloso nesse contexto musical da perenidade da cordialidade. Também consideramos a existência do além-do-homem-cordial que a partir das potencialidades do Brasil poderá se constituir como uma realidade diante da civilização universal, para esse conceito de além-do-homem-cordial tomamos emprestado o super-homem nietzscheano e o homem cordial buarqueano, passando pelas considerações de Eduardo Giannetti acerca da utopia de civilização nos trópicos e o elogio do nosso viralatismo. O além-do-homem-cordial aponta para a possibilidade de caminhos mais elevados da presença do coração.
This dissertation thinks about the current concept of cordiality proposed by Sérgio Buarque de Holanda. The research seeks to investigate whether the concept of cordiality from Sérgio Buarque's view is perennial even in contemporary social phenomena. To this end we begin by punctuating the movement of the concept between editions of the book, especially between the first and second editions. After all Sergio Buarque de Holanda himself mentioned that the cordial man was a deceased. Sérgio Buarque de Holanda also believed that urbanization would make cordiality diminish or even end. There are authors who maintain that cordiality is still present in Brazilian society, as well as there are studies still today about cordial man or cordiality, such as the works of Luiz Feldman, João Cezar de Castro Rocha, Pedro Meira Monteiro, etc. Just as there are works that, although not directly linked to the subject of cordiality, refer to the conception of Sérgio Buarque de Holanda's thought, such as works by Jessé Souza and Luís de Gusmão. After marking certain characteristics of Raízes do Brasil, and making considerations about the current concept of cordiality, we will support from the songs of Brazilian popular music, notably from the work of Chico Buarque de Hollanda, son of Sérgio Buarque de Holanda. We will also mention the importance of Pixinguinha, Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto and Caetano Veloso in this musical context of cordiality. We also consider the existence of the beyond-cordial man who from the potentialities of Brazil may constitute a reality in the face of universal civilization, for this concept of beyond-cordial man we borrowed the Nietzschean superman and the buarquean cordial man, passing by Eduardo Giannetti's considerations about the utopia of civilization in the tropics and the praise of our viralatism. The cordial beyond-man points to the possibility of higher paths of the presence of the heart.
Esta disertación considera el concepto actual de cordialidad propuesto por Sérgio Buarque de Holanda. La investigación busca indagar si el concepto de cordialidad, que llamamos presencia del corazón, desde la perspectiva de Sérgio Buarque es perenne incluso en los fenómenos sociales contemporáneos específicamente en la música popular brasileña. Para ello, comenzamos por puntuar el movimiento del concepto entre las ediciones del libro, especialmente entre la primera y la segunda edición. Después de todo, el propio Sérgio Buarque de Holanda mencionó que el cordial hombre era un difunto. Sérgio Buarque de Holanda también creía que la urbanización haría disminuir o incluso terminar la cordialidad. Hay autores que sostienen que la cordialidad todavía está presente en la sociedad brasileña, así como estudios todavía hoy sobre el hombre cordial o la cordialidad, como las obras de Luiz Feldman, João Cezar de Castro Rocha, Pedro Meira Monteiro, etc. Así como hay obras que, a pesar de no estar directamente vinculadas al tema de la cordialidad, remiten a la concepción del pensamiento de Sérgio Buarque de Holanda, como las obras de Jessé Souza y Luís de Gusmão. Después de marcar ciertas características de Raízes do Brasil, y hacer consideraciones sobre la actualidad del concepto de cordialidad, nos apoyaremos en las canciones de la música popular brasileña, en particular de la obra de Chico Buarque de Hollanda, hijo de Sérgio Buarque de Holanda. También mencionaremos la importancia de Pixinguinha, Dorival Caymmi, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto y Caetano Veloso en este contexto musical de perpetua cordialidad. También consideramos la existencia del cordial más allá del hombre que, desde el potencial de Brasil, puede convertirse en una realidad frente a la civilización universal, para este concepto de cordial más allá del hombre, tomamos prestado el superhombre nietzscheano y el Hombre cordial buarqueano, pasando por las reflexiones de Eduardo Giannetti sobre la utopía de la civilización en el trópico y el elogio de nuestro viralismo. El cordial-man-beyond apunta a la posibilidad de caminos superiores de la presencia del corazón.
Palavras-chave: Cordialidade
Música popular brasileira
Raízes do Brasil - Análise e crítica
João Gilberto
Antônio Carlos Jobim
Chico Buarque
Brasil - Civilização
CNPq: MULTIDISCIPLINAR
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32437
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARLUS PINHO PRESENÇA DO CORAÇÃO CORRIGIDO_FINAL.pdf9,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.