Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32375
metadata.dc.type: Livro
Título : Corpo-território & educação decolonial : proposições afro-brasileiras na invenção da docência
Autor : Miranda, Eduardo O.
metadata.dc.creator: Miranda, Eduardo O.
Resumen : Corpo-território é um texto vivo que sente o mundo, degusta as emoções, toca e respira as cosmopercepções. Corpo-território aprende que os atravessamentos das experiências nos leva a trocar de pele, alcançar outras corporalidades e expandir nossas concepções de mundo. Para compreender os corpos-territórios que constituem as salas de aulas é que esta obra evidencia os valores civilizatórios afro-brasileiros ao propor a inserção dos saberes advindos de alguns orixás, dentre eles, Oxumaré, que tem sua representatividade em uma cobra que morde a própria cauda em um ciclo infindável. Tal processo contínuo é o lastro que fecunda a escrita do presente livro, o qual abarca uma experiência teórico-metodológica e a práxis educativa do professor Eduardo Miranda com turmas de licenciaturas da Faculdade de Educação da Bahia - FACED/UFBA. Os ensinamentos das cobras nos convida a tecer outros corpos-territórios por uma perspectiva decolonial, com as encruzilhadas das questões identitárias, políticas e das incompletudes culturais. Além disso, o livro atende aos propósitos da lei 10.639/03 e convida professoras e professores a repensar suas questões subjetivas e exercitar políticas educacionais contra coloniais.
Palabras clave : Educação
Formação docente
Cultura afro-brasileira
Imagem corporal
Negros – Brasil
Editorial : EDUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32375
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas (EDUFBA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
corpo-territorio-educacao-decolonial-repositorio.pdf13,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.