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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32375
metadata.dc.type: | Livro |
Título : | Corpo-território & educação decolonial : proposições afro-brasileiras na invenção da docência |
Autor : | Miranda, Eduardo O. |
metadata.dc.creator: | Miranda, Eduardo O. |
Resumen : | Corpo-território é um texto vivo que sente o mundo, degusta as emoções, toca e respira as cosmopercepções. Corpo-território aprende que os atravessamentos das experiências nos leva a trocar de pele, alcançar outras corporalidades e expandir nossas concepções de mundo. Para compreender os corpos-territórios que constituem as salas de aulas é que esta obra evidencia os valores civilizatórios afro-brasileiros ao propor a inserção dos saberes advindos de alguns orixás, dentre eles, Oxumaré, que tem sua representatividade em uma cobra que morde a própria cauda em um ciclo infindável. Tal processo contínuo é o lastro que fecunda a escrita do presente livro, o qual abarca uma experiência teórico-metodológica e a práxis educativa do professor Eduardo Miranda com turmas de licenciaturas da Faculdade de Educação da Bahia - FACED/UFBA. Os ensinamentos das cobras nos convida a tecer outros corpos-territórios por uma perspectiva decolonial, com as encruzilhadas das questões identitárias, políticas e das incompletudes culturais. Além disso, o livro atende aos propósitos da lei 10.639/03 e convida professoras e professores a repensar suas questões subjetivas e exercitar políticas educacionais contra coloniais. |
Palabras clave : | Educação Formação docente Cultura afro-brasileira Imagem corporal Negros – Brasil |
Editorial : | EDUFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32375 |
Fecha de publicación : | 2020 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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