DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Comunicação >
Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (Jornalismo) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32317

Title: Consumo cultural e distinção social: uma sondagem de opnião junto aos estudantes da UFBA
Authors: Aguiar, Monique Carneiro
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sampaio, Adriano
Keywords: Distinção social;Consumo cultural;Domínio simbólico;Estudantes universitários;Pierre Bourdieu;Pesquisa de opinião pública;Capital simbólico
Issue Date: 8-Oct-2020
Abstract: Esta monografia tem como principal objetivo revisitar a teoria proposta por Pierre Bourdieu em seu livro A distinção – crítica social do julgamento a fim de avaliar a relação entre consumo cultural e distinção social entre estudantes universitários na UFBA. Para tanto, foi realizada uma sondagem de opinião junto a um grupo de setenta alunos da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de coletar dados sobre o seu consumo cultural. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre os conceitos de cultura e consumo e compreender os mecanismos de distinção social através do consumo cultural em um dado contexto social: o universitário. Por fim, esta monografia tem a intenção de investigar, através da análise dos dados recolhidos, como os mecanismos de distinção e as relações de domínio simbólico se apresentam atualmente. Isso sem perder de vista a própria questão das pesquisas de opinião, seu funcionamento e efetividade.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32317
ISSN: TCC
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC (Jornalismo)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TCC_MONIQUE_CARNEIRO_AGUIAR.pdf531.45 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA