Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32317
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Consumo cultural e distinção social: uma sondagem de opnião junto aos estudantes da UFBA
Autor(es): Aguiar, Monique Carneiro
Autor(es): Aguiar, Monique Carneiro
Abstract: Esta monografia tem como principal objetivo revisitar a teoria proposta por Pierre Bourdieu em seu livro A distinção – crítica social do julgamento a fim de avaliar a relação entre consumo cultural e distinção social entre estudantes universitários na UFBA. Para tanto, foi realizada uma sondagem de opinião junto a um grupo de setenta alunos da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de coletar dados sobre o seu consumo cultural. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre os conceitos de cultura e consumo e compreender os mecanismos de distinção social através do consumo cultural em um dado contexto social: o universitário. Por fim, esta monografia tem a intenção de investigar, através da análise dos dados recolhidos, como os mecanismos de distinção e as relações de domínio simbólico se apresentam atualmente. Isso sem perder de vista a própria questão das pesquisas de opinião, seu funcionamento e efetividade.
Palavras-chave: Distinção social
Consumo cultural
Domínio simbólico
Estudantes universitários
Pierre Bourdieu
Pesquisa de opinião pública
Capital simbólico
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32317
Data do documento: 8-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MONIQUE_CARNEIRO_AGUIAR.pdf531,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.