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Title: Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança
Authors: Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
???metadata.dc.contributor.advisor???: Grebler, Maria Albertina Sila
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Vieira, Alba Pedreira
Keywords: Prática como pesquisa;Metodologias emergentes e criação em dança;Espiritualidade e dança;Dança, experiência e criatividade
Issue Date: 2-Oct-2020
Abstract: Esta tese é um dos resultados da pesquisa artística realizada em integração com a criação do solo de dança intitulado Reversa, concebido e dançado por mim no Brasil e na Inglaterra entre 2016, 2017 e 2018. Na pesquisa, há a indagação conceitual, artística e experimental sobre o que chamo de ‘poética de permanência e transformação’, principalmente em diálogo com práticas meditativas e respiratórias do yoga, com a Teoria do Esforço de Rudolf Laban e seus tópicos afins, bem como com a prática de vibração-contenção-fluxo desenvolvida por Carla Normagna. São articulados e discutidos princípios, práticas, modos de preparação e criação coreográfica experimentados em Reversa por meio da criação de terminologias próprias e reflexões advindas da prática artística na relação com diversas referências, sejam elas artísticas ou filosóficas. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa (PcP) e no Processo de Articulações Criativas (PAC) de Jane Bacon e Vida Midgelow e visa refletir três perguntas codependentes: o que se passa entre vida interior, espaço externo e gesto enquanto danço? o que vislumbro dessa relação, desse “entre”? como teço, artisticamente, essa relação?
This thesis is one of the outcomes of the artistic research accomplished in integration with the choreographic process of Reversa, a dance solo created and performed by Vivian Barbosa in Brazil and England during the years of 2016, 2017 and 2018. In the research, there is the conceptual, artistic and experimental inquiry about what Barbosa calls 'poetics of permanence and transformation', in dialogue with yoga breathing and meditation, with Rudolf Laban's Effort Theory and its related topics, as well as with the practice of vibration-containment-flow developed by Carla Normagna. Principles, practices, modes of preparation and choreographic creation experienced in Reversa are articulated and discussed through the creation of singular terminologies linked to artistic practice and several artistic and philosophical reference. This articulation is methodologically supported by the perspective of Practice as Research (PcP) and Creative Articulations Process (CAP) by Jane Bacon and Vida Midgelow and it aims to reflect three codependent questions: what happens between inner life, outer space and gesture while I dance? What do I glimpse into this relationship, into this “in-between”? How do I artistically weave this relationship?
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258
ISSN: TESE
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGAC)

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