Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31766
Tipo: Tese
Título: Formação do professor: um estudo da contribuição do pensamento de Hans Jonas
Autor(es): Anjos, Marineuza Matos dos
Autor(es): Anjos, Marineuza Matos dos
Abstract: O agir humano regido por uma ética normativa, orientada pelo imperativo categórico kantiano — “aja de modo que o princípio de sua ação se torne universal” — é objeto de análise na perspectiva da filosofia fenomenológica existencial, por derivar da pura razão e desconsiderar a experiência ontológica do ser. Por outro lado, afastando-se da ética normativa, Hans Jonas propõe um novo agir humano pautado no princípio da responsabilidade. A ação humana é desafiada pela escala planetária das questões que emergem daquela que se convencionou designar como a “nova civilização tecnológica”. Para Jonas, a atual natureza do agir exige outra ética, de ampla abrangência, proporcional ao poder emanado das tecnologias emergentes. Nessa lógica, o filósofo propõe um novo imperativo: “aja de tal maneira que os efeitos de sua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica”. Acompanhando as implicações dessa máxima, pensar a formação de professores, a complexidade que envolve os processos de ensino e aprendizagem, a partir de um escopo de matiz multirreferencial e transdisciplinar, requer o aprimoramento do aporte teórico que serve de fundamento - científico, tecnológico, ético – à construção do conhecimento. Esta pesquisa discutiu a formação a partir da contribuição da ética da responsabilidade de Jonas, analisou a relação entre a ética da responsabilidade e a formação de professores na perspectiva dos documentos oficiais; investigou os pressupostos ético-normativos da formação de professores de Ciências Naturais; relacionou os princípios éticos encontrados nos documentos oficiais com a ética da responsabilidade, discutindo os conceitos de ética e responsabilidade como elementos constitutivos da formação do indivíduo, como sujeito múltiplo e complexo e identificou o potencial e os limites de aplicação do paradigma da responsabilidade para a formação de professores. Propôs o “Princípio do Agir Docente” como princípio educativo a ser fundamentado na Filosofia de Jonas. Trata-se de uma investigação qualitativa, tomou como foco de análise a Teoria da Responsabilidade e como chave interpretativa, o seu pensamento fenomenológico para analisar os documentos oficiais que orientam a formação docente. Ao responder ao problema da pesquisa, foi possível trazer à discussão conceitos como “O cuidar”, “O responsabilizar-se”, “O agir” entrelaçando-os à heurística do cuidado e à heurística da responsabilidade, possibilitando assim, um eixo aglutinador entre os campos da formação e o da Filosofia articulando o Princípio de Responsabilidade e a Formação. Assim, contempla-se a necessidade de uma abordagem de matiz multirreferencial e transdisciplinar para a formação. A ética da responsabilidade de Jonas tem potencial para contribuir com as bases didáticas da formação docente. Importa resgatar o ideal de cidadania, comprometido em formar indivíduos éticos, críticos, preocupados com o ambiente e o desenvolvimento sustentável, capazes de intervir no seu entorno com responsabilidade e, garantir a sua integridade, a das outras espécies e de toda a biosfera. A ética da responsabilidade contribui para uma discussão que ultrapassa as fronteiras das transformações oriundas das relações sociais, alcançando questões que se ocupam da preservação da essência humana. Trata-se, portanto, de um redimensionamento das fronteiras entre (a produção e a difusão de) o conhecimento e a formação de professores.
ABSTRACT: Human action governed by normative ethics, guided by the Kantian categorical imperative - “act so that the principle of your action becomes universal” - is the object of analysis from the perspective of existential phenomenological philosophy, as it derives from pure reason and disregards the ontological experience of being. On the other hand, moving away from normative ethics, Hans Jonas proposes a new human action based on the principle of responsibility. Human action is challenged by the planetary scale of the issues that emerge from what has been conventionally designated as the “new technological civilization”. For Jonas, the current nature of acting requires another ethics, of wide scope, proportional to the power emanating from emerging technologies. In this logic, the philosopher proposes a new imperative: "act in such a way that the effects of your action are compatible with the permanence of an authentic human life". Following the implications of this maxim, thinking about teacher training and the complexity that involves teaching and learning processes, from a multi-referential and transdisciplinary scope, requires the improvement of the theoretical support that serves as a foundation - scientific, technological, ethical - the construction of knowledge. This research discussed training based on the contribution of Jonas' ethics of responsibility, analyzed the relationship between ethics of responsibility and teacher training from the perspective of official documents; investigated the ethical-normative assumptions in the training of teachers of Natural Sciences; related the ethical principles found in the official documents with the ethics of responsibility, discussing the concepts of ethics and responsibility as constitutive elements of the individual's training, as a multiple and complex subject, and identified the potential and the limits of application of the responsibility paradigm for training of teachers. He proposed the “Principle of Teaching Action” as an educational principle to be based on the Philosophy of Jonas. This is a qualitative investigation, the focus of analysis was the Theory of Responsibility and as an interpretive key, its phenomenological thinking to analyze the official documents that guide teacher training. When responding to the research problem, it was possible to bring to the discussion concepts such as “Caring”, “Taking responsibility”, “Taking action”, intertwining them with the heuristic of care and the heuristic of responsibility, thus enabling an agglutinating axis between the fields of formation and that of Philosophy articulating the Principle of Responsibility and Formation. Thus, there is a need for a multi-referential and transdisciplinary approach to training. The ethics of Jonas' responsibility has the potential to contribute to the didactic bases of teacher education. It is important to rescue the ideal of citizenship, committed to forming ethical, critical individuals, concerned with the environment and sustainable development, capable of intervening in their surroundings with responsibility and guaranteeing their integrity, that of other species and the entire biosphere. The ethics of responsibility contributes to a discussion that goes beyond the frontiers of transformations arising from social relations, reaching issues that concern the preservation of the human essence. It is, therefore, a redimensioning of the boundaries between (the production and diffusion of) knowledge and teacher training.
RESUMEN: La acción humana regida por una ética normativa, guiada por el imperativo categórico kantiano - "actúa para que el principio de su acción se vuelva universal" - es el objeto de análisis desde la perspectiva de la filosofía fenomenológica existencial, ya que se deriva de la razón pura y no tiene en cuenta la experiencia ontológica del ser. Por otro lado, alejándose de la ética normativa, Hans Jonas propone una nueva acción humana basada en el principio de responsabilidad. La acción humana se ve desafiada por la escala planetaria de los problemas que surgen de lo que se ha designado convencionalmente como la "nueva civilización tecnológica". Para Jonas, la naturaleza actual de la actuación requiere otra ética, de amplio alcance, proporcional al poder que emana de las tecnologías emergentes. En esta lógica, el filósofo propone un nuevo imperativo: "actuar de tal manera que los efectos de su acción sean compatibles con la permanencia de una auténtica vida humana". Siguiendo las implicaciones de esta máxima, pensar en la formación del profesorado y la complejidad que implica los procesos de enseñanza y aprendizaje, desde un ámbito multirreferencial y transdisciplinario, requiere la mejora del soporte teórico que sirve de base: científica, tecnológica, ética - la construcción del conocimiento. Esta investigación discutió la capacitación basada en la contribución de la ética de la responsabilidad de Jonas, analizó la relación entre la ética de la responsabilidad y la formación del profesorado desde la perspectiva de los documentos oficiales; investigó los supuestos ético-normativos en la formación de docentes de Ciencias Naturales; relacionó los principios éticos encontrados en los documentos oficiales con la ética de la responsabilidad, discutiendo los conceptos de ética y responsabilidad como elementos constitutivos de la capacitación del individuo, como un tema múltiple y complejo, e identificó el potencial y los límites de aplicación del paradigma de responsabilidad para la capacitación de profesores. Propuso el "Principio de acción docente" como un principio educativo basado en la filosofía de Jonas. Esta es una investigación cualitativa, el foco del análisis fue la Teoría de la Responsabilidad y, como clave interpretativa, su pensamiento fenomenológico para analizar los documentos oficiales que guían la formación del profesorado. Al responder al problema de investigación, fue posible traer a la discusión conceptos tales como "Cuidar", "Asumir la responsabilidad", "Actuar", entrelazándolos con la heurística del cuidado y la heurística de la responsabilidad, permitiendo así un eje de aglutinación entre los campos de la formación y el de la Filosofía articulando el Principio de Responsabilidad y la Formación. Por lo tanto, existe la necesidad de un enfoque multirreferencial y transdisciplinario de la capacitación. La ética de la responsabilidad de Jonas tiene el potencial de contribuir con las bases didácticas de la formación docente. Es importante rescatar el ideal de ciudadanía, comprometido con la formación de individuos éticos, críticos, preocupados con el medio ambiente y el desarrollo sostenible, capaces de intervenir en su entorno con responsabilidad y garantizar su integridad, la de otras especies y de toda la biosfera. La ética de la responsabilidad contribuye a una discusión que va más allá de las fronteras de las transformaciones derivadas de las relaciones sociales, llegando a cuestiones que conciernen a la preservación de la esencia humana. Es, por lo tanto, un redimensionamiento de los límites entre (la producción y difusión del) conocimiento y la formación del profesorado.
Palavras-chave: Professores de ciência - Formação
Professores - Formação
Ética
Responsabilidade
Ciência - Filosofia
Jonas, Hans
Education
Philosophy
Science teachers
Ethics
Responsibility
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31766
Data do documento: 7-Abr-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANJOS, MM . FORMAÇÃO DO PROFESSOR UMA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE HANS JONAS [0].pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.