Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3176
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A inserção de história e filosofia da ciência no currículo de licenciatura em física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários
Título(s) alternativo(s): Revista Investigações em Ensino de Ciencias
Autor(es): Rosa, Katemari
Martins, Maria Cristina
Autor(es): Rosa, Katemari
Martins, Maria Cristina
Abstract: Este trabalho mostra parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, aqui trazemos uma discussão sobre como se dá a inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de formação de professores de Física da Universidade Federal da Bahia. O currículo é analisado da perspectiva da estrutura da matriz disciplinar, as disciplinas e suas ementas e, principalmente, da percepção dos professores do Instituto de Física em relação ao tema e suas práticas. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes da instituição. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar também na formação continuada de docentes universitários ligados à formação inicial de professores de Física, particularmente no que se refere às discussões em História e Filosofia da Ciência.
Palavras-chave: História e filosofia da ciência
Currículo
Formação inicial de professores de física
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3176
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v12_n3_a2007.pdf66,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.