Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31718
Tipo: Dissertação
Título: Aquecimento vocal e treino respiratório em professores: ensaio clínico randomizado
Autor(es): Paternostro, Lílian
Autor(es): Paternostro, Lílian
Abstract: Introdução: Pesquisas relatam elevada prevalência de alterações vocais em professores, mas poucas avaliam a efetividade de intervenções vocais. Objetivo: comparar a efetividade de duas intervenções fonoaudiológicas- aquecimento vocal (AV) e treino respiratório (TR) - na qualidade vocal de professores de uma escola da rede estadual de ensino de Salvador, Bahia. Métodos: trata-se de ensaio clínico randomizado cego ao avaliador, com delineamento em paralelo 1:1. Participaram da pesquisa 31 professores que satisfizeram os critérios de elegibilidade, sendo alocados por randomização simples nos grupos AV (n=14) e TR (n=17). Os efeitos das intervenções foram analisados sob as perspectivas da avaliação objetiva da voz (análise acústica e tempo máximo de fonação) e a autoavaliação dos sujeitos (índice de desvantagem vocal IDV-10, escala de severidade vocal e questionário pós intervenção). Resultados: Antes das intervenções, os grupos não diferiram quanto às características sociodemográficas e qualidade vocal. A variação pré e pós-intervenção nos indicadores de autoavaliação e objetivos da voz não diferiram significantemente entre os grupos AV e TR. Na comparação intragrupos, pré e pós-intervenções de seis semanas, observou-se redução significativa do IDV-10 nos dois grupos, redução da frequência fundamental média (F0) no AV e aumento do shimmer no TR. Ao final do seguimento, indivíduos do grupo AV, comparado ao TR, referiram maior benefício em relação à melhora geral da voz e maior facilidade para falar, além de menor valor do jitter. Conclusões: As intervenções AV e TR não diferiram significantemente, entretanto, cada intervenção isoladamente, em especial o AV, contribuiu para melhorar a qualidade vocal dos professores.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador
Docentes
Treinamento da Voz
Promoção da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31718
Data do documento: 1-Abr-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO LILIAN Final.pdf5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.