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dc.contributor.advisorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.contributor.authorPaternostro, Lílian-
dc.creatorPaternostro, Lílian-
dc.date.accessioned2020-04-01T21:22:38Z-
dc.date.available2020-04-01T21:22:38Z-
dc.date.issued2020-04-01-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31718-
dc.description.abstractIntrodução: Pesquisas relatam elevada prevalência de alterações vocais em professores, mas poucas avaliam a efetividade de intervenções vocais. Objetivo: comparar a efetividade de duas intervenções fonoaudiológicas- aquecimento vocal (AV) e treino respiratório (TR) - na qualidade vocal de professores de uma escola da rede estadual de ensino de Salvador, Bahia. Métodos: trata-se de ensaio clínico randomizado cego ao avaliador, com delineamento em paralelo 1:1. Participaram da pesquisa 31 professores que satisfizeram os critérios de elegibilidade, sendo alocados por randomização simples nos grupos AV (n=14) e TR (n=17). Os efeitos das intervenções foram analisados sob as perspectivas da avaliação objetiva da voz (análise acústica e tempo máximo de fonação) e a autoavaliação dos sujeitos (índice de desvantagem vocal IDV-10, escala de severidade vocal e questionário pós intervenção). Resultados: Antes das intervenções, os grupos não diferiram quanto às características sociodemográficas e qualidade vocal. A variação pré e pós-intervenção nos indicadores de autoavaliação e objetivos da voz não diferiram significantemente entre os grupos AV e TR. Na comparação intragrupos, pré e pós-intervenções de seis semanas, observou-se redução significativa do IDV-10 nos dois grupos, redução da frequência fundamental média (F0) no AV e aumento do shimmer no TR. Ao final do seguimento, indivíduos do grupo AV, comparado ao TR, referiram maior benefício em relação à melhora geral da voz e maior facilidade para falar, além de menor valor do jitter. Conclusões: As intervenções AV e TR não diferiram significantemente, entretanto, cada intervenção isoladamente, em especial o AV, contribuiu para melhorar a qualidade vocal dos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhadorpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectTreinamento da Vozpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.titleAquecimento vocal e treino respiratório em professores: ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Carlos Alberto Lima da-
dc.contributor.refereesCarvalho, Fernando Martins-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalhopt_BR
dc.publisher.initialsPPGSATpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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