Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31711
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Efeitos auditivos e extra-auditivos relacionados à exposição ao ruído em trabalhadores com perda auditiva induzida por ruído ocupacional em uma usina sucroalcooleira
Autor : Cavalcanti, Elis Leal
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Elis Leal
Resumen : A exposição ao ruído ocupacional é um fenômeno muito frequente e capaz de causar diversos efeitos auditivos e extra-auditivos à saúde dos trabalhadores. Este estudo objetivou determinar a frequência de efeitos auditivos e extra auditivos, relacionados à exposição ao ruído, referidos por trabalhadores com perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO) em uma usina sucroalcooleira. O estudo foi de corte transversal, do tipo estudo proporcional, com todos os 124 trabalhadores que apresentaram PAIRO em uma usina sucroalcooleira da cidade de Goiana - Pernambuco. A coleta de dados foi realizada com o uso de um questionário aplicado individualmente, abrangendo questões sobre dados pessoais, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares, informações ocupacionais atuais e pregressas e efeitos auditivos e extra-auditivos. As audiometrias dos trabalhadores, disponíveis nos prontuários médicos da usina, foram analisadas e classificadas. A prevalência de PAIRO na usina foi de 15,6%, sendo a maioria dos casos dos graus 2 (38,0%) e 1 (34,7%), de acordo com a classificação de Merluzzi. Trabalhadores com PAIRO de graus 3, 4 e 5 (mais severos), comparados àqueles com PAIRO de graus 1 e 2, apresentaram maior média de idade, tempo de trabalho total, tempo de trabalho na usina e menor média de renda familiar per capita mensal. Apresentaram também maior proporção de indivíduos sedentários, com consumo de álcool alto ou abusivo, tabagistas, de raça negra, analfabetos e que referiram uso de EPI "Nunca/Às vezes"; e menor proporção de indivíduos com nível de escolaridade superior. Os efeitos auditivos mais frequentes na população total do estudo foram recrutamentos (37,8%), disacusia (35,5%) e 14 zumbido (29,8%), ocorrendo com frequência diária na maioria desses casos. Trabalhadores com graus mais severos de PAIRO apresentaram maior proporção de zumbido e disacusia, comparando-se àqueles com PAIRO de menor grau. Efeitos extra-auditivos foram mais frequentes entre trabalhadores com graus mais severos de PAIRO: "sente-se nervoso", “tem perdido o interesse pelas coisas”, “dificuldade em realizar com satisfação as atividades diárias” e “tremores de mão”. Conclui-se que trabalhadores com graus mais severos de PAIRO apresentaram maiores proporções de efeitos auditivos e extra-auditivos. Os resultados desse estudo apontam para a importância da prevenção da PAIRO e, em especial, do seu agravamento.
Palabras clave : Perda Auditiva Provocada por Ruído
Ruído
Efeitos Auditivos
Efeitos Extra-auditivos
saúde do trabalhador
Indústria do Açúcar
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGSAT
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31711
Fecha de publicación : 1-abr-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGSAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO ELIS LEAL.pdf831,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.