Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31405
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
Autor : Rato, Priscila Plata
metadata.dc.creator: Rato, Priscila Plata
Resumen : Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores.
This work is the result of the Professional Master's degree in the area of musical and interpretation and contains: – a descriptive memorial; – an Academic Article; – final product consisting of a violin and piano recital to be held in the week of article defense; – reports of practices supervised with Professor Alexandre Casado. The present article is about the technical preparation of Carmen Fantasy of Pablo de Sarasate. The choice of this piece was due to the fact that he received theinvitation to pitch with the Symphonic Orchestra of the “Escola de Música da UFRJ” conducted by Felipe Prazeres. Because it is a piece that demands an advanced technical level, I found it essential to structure the preparation work before even beginning to read the work. I searched for technical and idiomatic points of the violin. The article begins with a historical contextualization of the opera Carmen by G. Bizet followed by Pablo de Sarasate. I chose to divide the article in parts, and in each part destined to each movement of the work (Introduction, 1st, 2nd, 3rd and 4th movements) and in each movement, I separated which critical points of preparation, approaching each point, making my suggestion of preparation, based on methods exponent in the violin school like for example Carl Flesch and also, for the my personal experience citing what I learned from my teachers.
Palabras clave : Pablo de Sarasate
Carmen Fantasia Op. 25
artigo acadêmico
Sarasate
Violino
Performance
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGPROM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405
Fecha de publicación : 4-feb-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Priscila Plata Rato - Artigo.pdfArtigo principal3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Priscila Plata Rato - Produto final.mp4Recital - Produto final 578,65 MBmp4Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.