Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31309
Tipo: Tese
Título: Óleo essencial de Lippia alba (Mill.) N. E. Brown e Aloysia triphylla (l’hérit) britton como antimicrobiano e aditivo na dieta de Tilápia do nilo
Autor(es): Souza, Renilde Cordeiro de
Autor(es): Souza, Renilde Cordeiro de
Abstract: Os óleos essenciais contêm compostos bioativos com propriedades que aumentam a função imune e promovem o crescimento e saúde dos peixes. Os peixes (n=200) foram aleatoriamente distribuídos em 5 tratamentos (quatro repetições) em 20 caixas (100 L). Um total de cinco tratamentos (0-controle; 0,25; 0,50; 1,0 e; 2 mL/kg de óleo essencial de Aloysia triphylla - OEAT) foram adicionados à dieta de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com o objetivo de investigar desempenho, hematologia, parâmetros bioquímicos e enzimas intestinais. Adicionalmente foram desafiadas com Aeromonas spp. Com o aumento da inclusão de OEAT na dieta de juvenis de tilápia do Nilo ocorreu melhora dos parâmetros de desempenho. As maiores concentrações de OEAT na dieta refletiram em aumento da atividade da lipase e protease intestinais, atividade de lisozima plasmática, glicose, albumina, ALT, proteínas totais plasmáticas, eritrócitos, hematócrito e redução da atividade de amilase intestinal, triglicerídeos plasmáticos, hemoglobina e índices hematimétricos. A adição do OEAT na dieta não afetou a sobrevivência de juvenis de tilápia do Nilo desafiados com Aeromonas spp. Conclui-se que a suplementação de 2,0 mL/kg de OEAT na dieta melhora o desempenho, aumenta a produção de enzimas intestinais lipase e protease alcalina e a atividade da lisozima plasmática, podendo ser utilizado como promotor de crescimento e imunoestimulante para juvenis de tilápia do Nilo.
Palavras-chave: Desempenho
Enzimas intestinais
Imunoestimulante,
Lisozima
Oreochromis niloticus
Tilápia (Peixe) - Criação
CNPq: Aquicultura
País: Brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31309
Data do documento: 24-Jan-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renilde Cordeiro de Souza - 24-04-2017.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.