Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3128
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Controle sanitário da propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil: estudo dos projetos de lei de 1988 a 2004
Other Titles: Ciência & Saúde Coletiva
Authors: Falcão, Isa Cristina Lopes
Santos, Maria Ligia Rangel
metadata.dc.creator: Falcão, Isa Cristina Lopes
Santos, Maria Ligia Rangel
Abstract: Este estudo analisa as propostas de projetos de lei para o controle sanitário da propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação de massa, apresentados ao Congresso Nacional entre 1988 e 2004. Inserido em um debate de natureza ético-política, o controle sanitário dessa propaganda é uma questão controversa, pois os interesses pela proteção da saúde se confrontam com os interesses comerciais mesmo ante as evidências científicas de que o consumo crescente de álcool é um problema social e de saúde no mundo contemporâneo. Realizou-se a análise de conteúdo de 67 documentos, na qual se mostra que as propostas formuladas, majoritariamente, apresentam-se como estratégias de enfrentamento a essa propaganda, procurando desvincular valores associados ao produto que interferem na construção da identidade social de crianças e adolescentes e limitar o conteúdo das mensagens veiculadas nos meios de comunicação de massa, dado que este segmento está mais vulnerável. O estudo evidencia complexos desafios para o controle da propaganda, que implicam repensar a própria atuação do Estado ante esse relevante problema de Saúde Pública.
Keywords: Controle sanitário
Bebida alcoólica
Publicidade
Sanitary control
Alcoholic beverages
Advertisement
Publisher: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3128
Issue Date: Nov-2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v15s3a18.pdf52,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.