Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31184
metadata.dc.type: | Outros |
Título : | Qualidade da Educação Superior Brasileira: um modelo de análise |
Autor : | Morais, Vitor Guimarães Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
metadata.dc.creator: | Morais, Vitor Guimarães Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales |
Resumen : | A qualidade da Educação Superior se constitui como campo de estudo e pesquisa, marcado por um dissenso a respeito do que se entende por qualidade, considerando que este é um termo subjetivo e polissêmico. O objetivo deste artigo é revisar criticamente as diferentes definições do conceito de qualidade, sua aplicação no campo da Educação Superior e formas utilizadas para categorização dessas definições, buscando propor um modelo que nos permita analisar as concepções de qualidade adotadas pelos docentes universitários para julgar os cursos de graduação. Através de uma revisão sistemática da literatura foram selecionados artigos e livros que tratassem diretamente do conceito de qualidade ou proposta de categorização, encontrando assim vinte e seis conceitos e três categorizações distintas, que foram analisados de acordo com suas similaridades e diferenças. Ao final, formaliza-se uma proposta de atualização de uma das categorizações encontradas, com vista a uma melhor adequação do seu uso na Educação Superior. |
Palabras clave : | Qualidade Qualidade na Educação Superior Conceito de Qualidade Universidade |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31184 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUALIDADE-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-UM-MODELO-DE-ANÁLISE.pdf | 327,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.