Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31183
metadata.dc.type: | Outros |
Title: | A implantação da disciplina de Pré-Cálculo nos cursos de Graduação do Centro Tecnológico da UFSC. |
Authors: | Bellettini, Mayara Souza, Irineu Manoel de |
metadata.dc.creator: | Bellettini, Mayara Souza, Irineu Manoel de |
Abstract: | Questões como reprovação e retenção nos cursos de graduação tornaram-se mais expressivas nas últimas décadas. As universidades vêm buscando alternativas que possibilitem atenuar dificuldades e, assim, reduzir esses índices. Na Universidade Federal de Santa Catarina, as disciplinas de Cálculo apresentam elevados índices de reprovação e evasão na área de Ciências Exatas. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de conhecer o processo de implantação da disciplina de Pré-cálculo nos cursos do Centro Tecnológico da UFSC. Foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada como ex post facto, que teve seus dados coletados por meios bibliográficos e documentais. Verificou-se que a disciplina de Pré-Cálculo compreende-se no projeto de reestruturação das disciplinas oferecidas pelo Departamento de Matemática (MTM/CFM), com vistas à melhoria e modernização do ensino da Matemática na Instituição. Os resultados indicam que a implantação da disciplina de pré-cálculo pelo Departamento de Matemática consistiu em uma excelente inovação no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de cálculo nos cursos do Centro tecnológico da UFSC. |
Keywords: | Pré-cálculo Ensino Centro Tecnológico |
Publisher: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31183 |
Issue Date: | Oct-2019 |
Appears in Collections: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A-IMPLANTAÇÃO-DA DISCIPLINA-DE-PRÉ-CÁLCULO-NOS-CURSOS-DE-GRADUAÇÃO-DO-CENTRO-TECNOLÓGICO-DA-UFSC.pdf | 246,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.