Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30998
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O web-jornalismo participativo e a reconfiguração na produção de noticias: Uma análise das estratégias de colaboração do site O Globo e A Tarde online
Autor(es): Sobral, Ida sandes
Autor(es): Sobral, Ida sandes
Abstract: A presente monografia foi desenvolvida a partir da ideia de que a adoção de canais digitais de participação instaurou um novo paradigma informacional, baseado na construção coletiva do saber. As transformações expressivas do modelo comunicacional tradicional e as mudanças nos fluxos comunicacionais permitiram e potencializaram a formação da cauda longa da informação, favorecendo a configuração do movimento Pro-Am. Neste trabalho, são identificados e caracterizados distintos estágios do processo de desenvolvimento da participação no jornalismo digital em tempos de convergência, divididos em gerações. Assim, verificou-se um gradual distanciamento da função de gatekeeper em direção a de gatewatcher, evidenciando a necessidade de mudanças significativas no território institucionalizado do jornalismo e reconfigurações no papel do jornalista enquanto mediador. Mas ao contrário de representar uma ameaça à atuação do profissional, percebeu-se que a inclusão dos usuários no processo produtivo, através do webjornalismo participativo, serviu como elemento estratégico para o enriquecimento de suas coberturas. A partir da análise das estratégias de colaboração dos sites O Globo e A Tarde Online, numa amostragem de três semanas durante o período das eleições no Brasil, refletiu-se acerca da necessidade de uma redefinição das rotinas produtivas e, sobretudo, do papel e atuação do jornalista. Além disso, concluiu-se que tais aberturas de canais que visam aproximar o usuário do universo de construção da notícia, são realizadas dentro de certos controles e limites, reforçando princípios tradicionais do jornalismo institucionalizado.
Palavras-chave: Web jornalismo participativo
O Globo
A Tarde online
Colaboração
Reconfiguração
Mediação
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30998
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Webjornalismo Participativo e a reconfiguração da produção d.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.