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dc.contributor.advisorBarbosa, Suzana-
dc.contributor.authorSobral, Ida sandes-
dc.creatorSobral, Ida sandes-
dc.date.accessioned2019-12-04T16:28:34Z-
dc.date.available2019-12-04T16:28:34Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30998-
dc.description.abstractA presente monografia foi desenvolvida a partir da ideia de que a adoção de canais digitais de participação instaurou um novo paradigma informacional, baseado na construção coletiva do saber. As transformações expressivas do modelo comunicacional tradicional e as mudanças nos fluxos comunicacionais permitiram e potencializaram a formação da cauda longa da informação, favorecendo a configuração do movimento Pro-Am. Neste trabalho, são identificados e caracterizados distintos estágios do processo de desenvolvimento da participação no jornalismo digital em tempos de convergência, divididos em gerações. Assim, verificou-se um gradual distanciamento da função de gatekeeper em direção a de gatewatcher, evidenciando a necessidade de mudanças significativas no território institucionalizado do jornalismo e reconfigurações no papel do jornalista enquanto mediador. Mas ao contrário de representar uma ameaça à atuação do profissional, percebeu-se que a inclusão dos usuários no processo produtivo, através do webjornalismo participativo, serviu como elemento estratégico para o enriquecimento de suas coberturas. A partir da análise das estratégias de colaboração dos sites O Globo e A Tarde Online, numa amostragem de três semanas durante o período das eleições no Brasil, refletiu-se acerca da necessidade de uma redefinição das rotinas produtivas e, sobretudo, do papel e atuação do jornalista. Além disso, concluiu-se que tais aberturas de canais que visam aproximar o usuário do universo de construção da notícia, são realizadas dentro de certos controles e limites, reforçando princípios tradicionais do jornalismo institucionalizado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWeb jornalismo participativopt_BR
dc.subjectO Globopt_BR
dc.subjectA Tarde onlinept_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectReconfiguraçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleO web-jornalismo participativo e a reconfiguração na produção de noticias: Uma análise das estratégias de colaboração do site O Globo e A Tarde onlinept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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