Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30978
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Contribuições do programa de residência multiprofissional para inserção profissional de enfermeiros
Authors: Carvalho, Danuza Jesus Mello de
metadata.dc.creator: Carvalho, Danuza Jesus Mello de
Abstract: O objetivo geral: Analisar as contribuições do programa de residência multiprofissional para inserção profissional de enfermeiros. Como objetivos específicos: caracterizar as egressas do curso residência multiprofissional e identificar as contribuições do programa de residência multiprofissional para inserção profissional de enfermeiros. Método :Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Constituíram-se, como participantes dessa pesquisa, dezenove egressos dos programas de residência concluintes do ano de 2007 até 2017. Para a aplicação do roteiro de entrevista foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada. A coleta dos dados foi realizada nos meses maio até dezembro de 2017 e janeiro de 2018 nas seis Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde no município de Salvador, no estado da Bahia. As entrevistas foram gravadas e submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: As contribuições do programa de residência multiprofissional para inserção profissional de enfermeiros, identificadas neste estudo revelado pelos egressos foram: a prática do Marketing Pessoal através da construção do Network nos cenários de ensino e aprendizagem, e a formação de profissionais valorizados pelo mercado de trabalho. Conclusão: Concluo que o curso propicia ao egresso uma oportunidade para divulgar intencionalmente sua imagem perante ao grupo, construir relações que possibilitam projetar sua imagem para outros espaços e forma profissionais valorizados pelo mercado de trabalho favorecendo a sua inserção.
The general objective: To analyze the contributions of the multiprofessional residency program for the professional insertion of nurses. As specific objectives: to characterize the graduates of the multiprofessional residency course and to identify the contributions of the multiprofessional residency program for the professional insertion of nurses. Method: This is an exploratory study with a qualitative approach. As participants in this research, nineteen egresses from residency programs that concluded from the year 2007 to 2017 were constituted. For the application of the interview script, the semi-structured interview technique was used. Data collection was performed in the months of May through December 2017 and January 2018, in the six Multiprofessional Residency Commissions in Health or Professional Health Area, in the city of Salvador, in the state of Bahia. The interviews were recorded and submitted to the Bardin Content Analysis. Results: The contributions of the multiprofessional residency program for the professional insertion of nurses, identified in this study, revealed by the graduates were: the practice of Personal Marketing through the construction of the Network in the teaching and learning scenarios, and the training of professionals valued by the labor market. Conclusion: I conclude that the course provides the egress an opportunity to intentionally disclose their image to the group, to build relationships that make it possible to project their image to other spaces and form professionals valued by the labor market favoring their insertion.
Keywords: Internado não Médico
Residência
Especialização
Enfermagem
Inserção Profissional
Non-Medical Internship
Residence
Specialization
Nursing
Professional insertion
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30978
Issue Date: 2-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertação (Escola de Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert_ENF_Danuza Jesus Mello de Carvalho.pdf705,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.