Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30838
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Memorial Acadêmico: uma trajetória profissional no ensino de piano em grupo para crianças.
Autor : Oliveira, Débora Mara Lima de
metadata.dc.creator: Oliveira, Débora Mara Lima de
Resumen : Este Memorial, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, foi elaborado com o objetivo de refazer o percurso acadêmico e profissional da autora como uma revisão das etapas que formaram este caminho. Nesse sentido, tem como objetivo geral apresentar um histórico dos momentos marcantes para o desenvolvimento acadêmico e profissional da autora. Objetivos específicos: 1) descrever o período dos passos iniciais do estudo da música até o ingresso na Universidade Federal da Bahia (UFBA); 2) relatar a experiência acadêmica e profissional durante os cursos de Graduação em Instrumento (Piano) e licenciatura em Música na UFBA; 3) analisar o processo de pesquisa e estudo no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música na UFBA (PPGPROM), apresentando dois produtos: o Artigo Acadêmico “Proposta de Atividades para Desenvolvimento Cognitivo-Musical de Crianças de 10 a 12 anos: Habilidades musicais desenvolvidas em grupo ao piano” e um “Livro com Atividades Práticas para o Ensino de Piano em Grupo”. O presente Memorial, de caráter biográfico, foi fundamentado em Waizbort (1998) e Passeggi (2008).
This Memorial, presented to the Professional Post-graduate Program of the School of Music of the Federal University of Bahia, was elaborated with the objective of remaking the academic and professional path of the author as a review of the stages that formed this path. In this sense, it had as general objective to present a history of the important moments for the academic and professional development of the author. Specific objectives were: 1) to describe the period from the initial steps of the study of music to the entrance to the Federal University of Bahia (UFBA); 2) to report the academic and professional experience during the courses of Education and Graduation in Instrument (Piano) and Music at UFBA; 3) to analyze the research and study process in the Professional Post-graduate Program in Music at UFBA (PPGPROM), presenting two products: the Academic Article "Proposal of Activities for Cognitive-Musical Development of Children 10 to 12 Years: Musical Skills developed in group at the piano" and a "Book with Practical Activities for the Teaching of Group Piano". The present Memorial of biographical character was based on Waizbort (1998) and Passeggi (2008).
Palabras clave : Ensino de piano em grupo
Educação musical
Método de educação musical
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Musical
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30838
Fecha de publicación : 30-oct-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Memorial Acadêmico uma trajetória profissional no ensino de piano em grupo para crianças.pdf11,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.