Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30401
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: significados de mães quilombolas
Authors: Oliveira, Elenilda Farias de
Camargo, Climene Laura de
Gomes, Nadirlene Pereira
Campos, Luana Moura
Jesus, Viviane Silva de
Whitaker, Maria Carolina Ortiz
metadata.dc.creator: Oliveira, Elenilda Farias de
Camargo, Climene Laura de
Gomes, Nadirlene Pereira
Campos, Luana Moura
Jesus, Viviane Silva de
Whitaker, Maria Carolina Ortiz
Abstract: Objetivo: Conhecer os significados da consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na perspectiva de mães quilombolas. Método: Pesquisa qualitativa, realizadas com 26 mães de crianças menores de um ano que frequentavam a Unidade de Saúde da Família de Ilha de Maré, Bahia, Brasil. Os dados das entrevistas foram sistematizados através da análise de conteúdo temática e fundamentado no Interacionismo Simbólico. Resultados: Foram desveladas quatro categorias, que refletem o simbolismo de mães quilombolas acerca da consulta infantil: avaliação do crescimento; exame das condições gerais; orientação de educação à saúde; identificação de problemas/agravos e intervenção. Conclusão: Considerando que mães quilombolas significam as consultas infantis de modo semelhante ao preconizado pelo Ministério da Saúde e as evidências cientificas acerca da relevância destas para redução nos índices de morbimortalidade, a pesquisa poderá nortear processos educativos com fins na aderência de mais crianças ao serviço.
Keywords: Crescimento e desenvolvimento
Cuidado da criança
Raça e saúde
Interação social
Vulnerabilidade social
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30401
Issue Date: 19-Aug-2019
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Viviane Silva de Jesus et al...2018.pdf394,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.