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Title: "Agora assista aí de camarote": como os camarotes reconfiguraram a rede de negócios do Carnaval de Salvador
Authors: Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio
???metadata.dc.contributor.advisor???: Oliveira, Paulo Cesar Miguez de
Keywords: Carnaval;Camarotes;Rede de Negócios;Cultura
Issue Date: 8-Aug-2019
Abstract: Ao longo dos últimos trinta anos, o carnaval de Salvador sofreu diversas transformações, profissionalizou-se e adotou uma postura comercial, compondo uma sólida rede de negócios. Nesta dissertação, faz-se uma análise de como os camarotes, mudaram o cenário momesco, tornando-se mais um ator na dinâmica da manifestação popular. As megaestruturas temporárias oferecem uma grande folia indoor – um carnaval dentro do carnaval – que fomenta a economia da cultura e revela uma nova configuração carnavalesca, fortalecendo-se como uma indústria bastante atrativa. Com uma gama de serviços diferenciados, proporcionando conforto e comodidade, os camarotes impulsionam outras mudanças no carnaval, no que se refere ao comportamento do consumo do folião. Para compreender a trajetória dos camarotes e como ela reconfigurou a folia momesca, tanto econômica quanto culturalmente, desenvolveu-se um breve histórico do carnaval até o seu surgimento, analisando o momento em que a festa despontou para uma mercantilização e a ruptura do modelo de negócio. Discutido isso, faz-se uma exposição do panorama atual dos camarotes e de sua rede comercial, analisando sua relação com os atores que compõem essa trama (poderes públicos e privados). Em um plano geral, o presente trabalho aborda como o percurso dos camarotes mudou o jeito de fazer e viver o carnaval. Como eles se tornaram fortes agentes transformadores do festejo, consolidando essa teia comercial e como estão se moldando à relocação de investimentos privados para os trios sem cordas e para os acordos de restrição comercial com a Prefeitura Municipal de Salvador. Palavras-chave: Carnaval, Camarotes, Rede de Negócios, Cultura.
Over the last thirty years, Salvador's carnival has undergone several transformations, becoming professional and adopting a commercial stance, forming a solid business network. In this dissertation, an analysis is made of how the cabins have changed the momesco scene, becoming more an actor in the dynamics of the popular manifestation. The temporary megastructures offer a great indoor party – a carnival inside the carnival – that foments the economy of the culture and reveals a new carnival configuration, being strengthened like a very attractive industry. With a range of differentiated services, providing comfort and convenience, cabins propel other changes in the carnival, as far as the behavior of the consumption of the folio. To understand the trajectory of the staterooms and how it reconfigured the momesque folia, both economically and culturally, a brief history of the carnival was developed until its appearance, analyzing the moment in which the party emerged to a commercialization and the rupture of the business model. Discussing this, an explanation was given of the current panorama of the cabins and their commercial network, analyzing their relationship with the actors that compose this plot (public and private powers). In a general plan, the present work approaches how the course of the cabins changed the way to make and to live the carnival. As they have become strong agents transforming the celebration, consolidating this commercial network and how they are shaping the relocation of private investments for the stringless trios and the trade restriction agreements with the City Hall of Salvador. Keywords: Carnival, Cabins, Business Network, Culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30253
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