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Tipo: Dissertação
Título: Cordel do Sonho sem Fim: Processo de Criação em Teatro com Abordagem Colaborativa no Ensino Formal
Autor(es): Pinheiro, Liz Novais
Autor(es): Pinheiro, Liz Novais
Abstract: Esta dissertação de mestrado aborda temas como o sonho, o ensino de teatro na escola e o processo colaborativo de criação cênica. A partir da discussão dos pressupostos inspirados no modo de criação colaborativa no contexto da escola, são constituídas as abordagens colaborativas como recursos metodológicos na construção de um percurso criativo-pedagógico realizado na Escola Experimental, instituição privada de ensino básico, em Salvador - BA. A experiência vivenciada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foi realizada no currículo formal da escola, teve duração média de seis meses e desembocou no resultado cênico denominado Cordel do sonho sem fim, adaptação livre do texto teatral Cordel do amor sem fim, de Cláudia Barral. A reflexão teórico-prática presente nessa pesquisa visa orientar e inspirar professores de teatro em possibilidades de práticas criativas de caráter colaborativo no seu fazer pedagógico. No primeiro capítulo, de caráter introdutório, se apresenta o trajeto criativo da autora, que leva às origens da sua relação com os temas sonho, escola e colaboração e se aborda a noção de sonho a partir da metodologia Dragon Dreaming de elaboração de projetos colaborativos. No segundo capitulo, se traça um panorama teórico sobre o ensino de arte no Brasil e se contextualiza a Escola Experimental, discutindo as adaptações da proposta de ensino e do planejamento, bem como as dificuldades e soluções encontradas. No terceiro capítulo se desenvolve o relato reflexivo da experiência em sala de aula, dividindo as escolhas e dúvidas do percurso criativo e as implicações pedagógicas. No quarto capítulo se apresenta uma discussão permeada por depoimentos, registros dos alunos durante o processo e questionários realizados com a professora de teatro e com a coordenadora pedagógica da escola a fim de avaliar escritos dos atores sobre o processo e delinear os pormenores da criação e da sala de aula. Conclui-se este trabalho com reflexões sobre a viabilidade dessas abordagens colaborativas no contexto de teatro no ensino formal e sobre o papel do professor na proposição de práticas mais horizontais no ensino de teatro na escola – na perspectiva de valorização das subjetividades do aluno. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Teatro. Sonho. Abordagens colaborativas.
ABSTRACT This master’s thesis addresses topics as the dream, the acting teaching at school and the collaborative process of scenic creation. The discussion of the assumptions inspired by the scenic collaborative creation way in the school context incorporates the collaborative approaches as methodological tools in the construction of a creative/pedagogic path, which took place at the Experimental School, a private institution of primary education in Salvador-BA. The practice experienced by students of a Primary Grade 5 class took place in the formal curriculum at the school, lasted six months on average and lead to the scenic result called Cordel do Sonho sem Fim, a free adaptation of the theatrical text Cordel do Amor sem Fim, by Cláudia Barral. The theory/practical reflection present in this research aims to inspire and guide acting teachers through possibilities to develop creative practices of collaborative nature in their pedagogical work. In the first chapter, introductory in nature, the research presents the creative path of the author, leading to the origin of her relationship with the topics dream, school and cooperation. It also addresses the sense of dream from the methodology Dragon Dreaming, for the preparation of collaborative projects. In the second chapter, it traces a theoretical overview of the art teaching in Brazil and puts the Escola Experimental in context, discussing the adaptations of the teaching and planning proposal, as well as the challenges and solutions found. In the third chapter, the research sets out the reflexive report of the experience inside the classroom, dividing the choices and doubts of the creative path and the pedagogical implications. In the fourth chapter, it presents a discussion permeated by statements, records of the students during the process and surveys conducted along with the acting teacher and the pedagogical coordinator of the school, in order to rate writings of the actors under the process and outline the particulars of the creation and the classroom. This present study concludes with reflections about the feasibility of these collaborative approaches in the context of theater in formal education and about the teacher’s role on the proposition of more horizontal practices when it comes to the acting teaching in school – under the perspective of appreciation of the learner’s subjectivities. KEYWORDS: Acting teaching. Dream. Collaborative approaches.
Palavras-chave: Processo colaborativo de criação cênica
Teatro na Escola
Sonho
Abordagens colaborativas de criação
Dragon Dreaming
CNPq: Ensino de Teatro
Criação Cênica
Pedagogia do Teatro
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30153
Data do documento: 23-Jul-2019
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