Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30067
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A (in)visibilidade dos povos ciganos na mídia impressa brasileira
Autor : Batista, Joaci Conceição
metadata.dc.creator: Batista, Joaci Conceição
Resumen : Este trabalho tem como premissa a (in)visibilidade dos povos ciganos que vivem no Brasil pela mídia impressa nacional. Os dados foram colhidos durante a pesquisa Faces do Brasil entre outubro de 2010 e junho de 2012 e utiliza como metodologia a análise quantitativa e qualitativa, a chamada análise de conteúdo culminando no que chamamos aqui de invisibilidade dos povos ciganos que vivem no Brasil, uma população que, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, gira em torno de 800 mil a um milhão de pessoas que a sociedade ignora e a mídia contribui com essa ignorância, omitindo-se ou fingindo não vê-los. Entendendo que o jornalismo moderno tem deveres e obrigações para com a sociedade, entre elas a contribuição para a difusão da diversidade cultural e étnica, fazemos aqui uma crítica ao modo como os membros de comunidades ciganas brasileira tem sido retratados pela imprensa que insiste em generalizá-los em, especialmente nos casos relativos à violência e/ou estelionato, agiotagem.
Palabras clave : Ciganos
Jornalismo
Analise de conteúdo
Invisibilidade
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30067
Fecha de publicación : 17-jul-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A-INVISIBILIDADE-DOS-POVOS-CIGANOS-NA-MÍDIA-IMPRESSA-BRASILEIRA.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.