Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30055
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educomunicação: um estudo de caso dos alunos da Escola Estadual Mário Costa Neto
Authors: Conceição, Elba Caroline Santos
metadata.dc.creator: Conceição, Elba Caroline Santos
Abstract: A inter-relação entre a comunicação e a educação se legitima como um novo campo de estudo, a Educominicação, que busca o diálogo entre as duas áreas. Segundo Soares (2011) a comunicação deve ser essencialmente dialógica e participativa, no espaço do ecossistema comunicativo escolar, mediada pelo professor/aluno/comunidade escolar, maximizando as possibilidades de aprendizagem. Dentro desse aspecto, este trabalho de metodologia qualitativa, tem como objetivo avaliar o uso do método da educomunicação, através da realização de uma oficina de vídeo para alunos da 9° ano do ensino fundamental II de uma escola estadual na cidade de Salvador-BA. Desse modo, o trabalho procura compreender se há contribuições no processo de ensino/aprendizado quando novas tecnologias são inseridas ao ambiente escolar no ensino em sala de aula. A pesquisa foi realizada na escola Estadual Mário Costa Neto com os alunos da 8° série, foi produzido um total de cinco vídeos relacionados à disciplina de história, guerra de canudos, guerra do contestado, revolta da vacina, revolta da chibata e cangaço. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que o método da educomunicação facilitou a criação de conteúdo audiovisual pelos alunos, que possibilitou que os alunos juntamente com os professores pudessem criar conteúdo relacionado aos assuntos de história.
Keywords: Educomunicação
Comunicação
Educação
Novas tecnologias
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Facom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30055
Issue Date: 16-Jul-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.