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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As representações das identidade nacional na pátria de chuteiras: análise da campanha do Ministério do Turismo para a Copa das Confederações 2013
Authors: Lima, Raphael Figueiredo Medeiros
metadata.dc.creator: Lima, Raphael Figueiredo Medeiros
Abstract: Depois de 64 anos, o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo, desta vez em um contexto diferente em termos de desenvolvimento social e esportivo. Como em 50, o futebol continua sendo considerado elemento importante da cultura nacional. A relação do brasileiro com o esporte, muitas vezes, é utilizado como metáfora para a descrição de aspectos considerados fundamentais de sua identidade cultural. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira são construídas discursivamente as representações da identidade nacional nas propagandas realizadas pelo Ministério do Turismo. Para isto, escolhemos a campanha “Brasil 2014. A Pátria de Chuteiras” que é parte da campanha desse órgão em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR) para aumentar o turismo no país durante a realização das Copas das Confederações e do Mundo. Os operadores foram definidos com base no modelo de análise semionarrativo de Andrea Semprini (2006) e nas colaborações de Adriano Sampaio a partir de conceitos trabalhados por Fairclough (2001), Jost (2005) e o próprio Semprini (2006, 1996).
Keywords: Identidade
Projeto
Manifestação de marca
Posicionamento discursivo
Marca lugar
Identidade nacional - Brasil
Futebol
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Facom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30054
Issue Date: 16-Jul-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)



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