Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30034
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Muito além do mundo invertido: a nostalgia na série Stranger Things |
Authors: | Amorim, Mariana Amoedo |
metadata.dc.creator: | Amorim, Mariana Amoedo |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo demonstrar de que forma a serialidade empregada e a reconstrução da ambientação dos anos 80 por meio da feitura de referências intertextuais na série Stranger Things (Netflix, 2016 - ) configuram-se como aspectos estilísticos - legitimadores de posição autoral - operacionalizados para provocar efeitos de identificação e nostalgia no espectador. O recorte do percurso histórico abrange uma contextualização da produção de narrativas seriadas no mercado americano, a chegada da Netflix nesse mercado, a trajetória pessoal dos criadores Matt e Ross Duffer e como seus objetivos foram negociados com a empresa Netflix para a realização da série, tendo em vista o contexto de produção, distribuição e consumo de produtos seriados à época de sua criação. A seleção dos segmentos que compõe o corpus de análise (excertos de filmes consagrados e seus equivalentes na primeira temporada da série) foi feita a partir de um levantamento das situações mais citadas por críticos e fãs. A análise permitiu apreender os principais elementos – a narrativa, a trilha sonora, as referências visuais, o design de produção – responsáveis por gerar a sensação de nostalgia. |
Keywords: | Stranger Things Nostalgia Autoria Netflix Serialidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACOM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30034 |
Issue Date: | 9-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.