Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29961
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Amélie e Elisa, semelhanças narrativas, arte e aproximação.
Autor(es): Santana, Victória
Autor(es): Santana, Victória
Abstract: No ambiente de criação dos filmes a Direção de Arte, situada na concepção estética, é uma das principais instâncias de comunicação entre diretor(a) e público. Esta proposta de estudo pretende examinar os simbolismos e significados presentes nos aspectos estéticos dos filmes “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, do diretor Jean-Pierre Jeunet e “A Forma da Água”, dirigido por Guillermo Del Toro, observando as influências atreladas a eles e identificando pontos comuns presentes na direção de arte, amparando-se no conceito Greimasiano de isotopias, fazendo também uma breve análise dos simbolismos presentes nas cores aplicadas em ambos, resultando em uma proposta de estudo que não visa a comum análise de frames, mas busca justificativas do porquê, como e da importância dos elementos temáticos e figurativos incluídos pelos diretores nos filmes e assimilados a partir das referências de quem os assiste
In the environment of film production, Art Direction, also called Production Design, situated in the aesthetic conception, is one of the main instances of communication between the director and the public. This research proposal intends to examine the symbolisms and meanings present in the aesthetic aspects of the films “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, by director Jean-Pierre Jeunet, and “The Shape of Water”, directed by Guillermo Del Toro, while addressing the influences linked to them and identifying common characteristics present in the art direction, using the Greimasian concept of isotopies as a support, and briefly analyzing symbolisms present in the colors applied in both films, resulting in a research proposal that doesn’t aim for the common analysis of frames, but seeks justifications for why, how and the importance of the thematic and figurative elements included by the directors in the films and assimilated through the references of those who watch them.
Palavras-chave: Cinema
Análise Filmica
Direção de arte
A Forma da água
Amélie Poulain
CNPq: Cinema, Direção de arte, Comunicação, Semiótica
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29961
Data do documento: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VICTÓRIA SANTANA LIVRO.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.