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Title: "Depois que eu entrei no curso...": a graduação em nutrição como marco experiencial na construção das práticas alimentares de seus estudantes.
Authors: Gomes, Indira Ramos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Ligia Amparo da Silva
Keywords: Alimentação e nutrição;Práticas alimentares;Estudantes universitários;Food and nutrition;Feeding practices;Undergraduate students
Issue Date: 5-Jun-2019
Abstract: O presente estudo se propôs a compreender como estudantes de Nutrição agenciam suas práticas alimentares ao longo do percurso formativo. O trabalho está situado na interface entre as Ciências da Saúde e da Nutrição e as Ciências Sociais e Humanas com o intuito de ampliar as compreensões sobre os fenômenos no campo da Alimentação e Nutrição. Este trabalho apresenta parte dos resultados da análise no artigo “Narrativas de estudantes de Nutrição sobre suas práticas alimentares no percurso formativo em uma universidade pública”. A entrevista narrativa foi elemento central para a produção de dados diante da possibilidade de reconstrução do próprio percurso biográfico desses sujeitos. Para análise dos dados, foi utilizada a abordagem compreensiva. Foram elaboradas questões de referência relacionadas à descrição das práticas alimentares de estudantes de Nutrição; aos sentidos e significados atribuídos às experiências alimentares e o que mudou/permaneceu (e como) nas práticas alimentares durante este processo. As narrativas evidenciaram como o curso de Nutrição aparece enquanto marco na trajetória de vida desses agentes, singularizando os processos de (re) construção das práticas por estudantes Destaca-se nesse processo a desestruturação das práticas alimentares no início de curso; a instituição da marmita como prática simbólica e incorporada no cotidiano, bem como as experiências marginais e ressignificações no processo de construção das práticas alimentares. Ressalta-se ainda as práticas alimentares enquanto constituintes de identidades - inclusive profissional, que interagem com o conjunto de interditos do agir. Salienta-se que as estudantes agenciam suas práticas orientadas por diferentes formas de conhecimento e realizam acordos (inter) subjetivos que organizam a experiência alimentar, em um cotidiano que se reinventa. São maneiras de lidar com a norma disciplinadora e os sujeitos, em interação, se apropriam dos discursos e nas experiências cotidianas (re) elaboram uma nova ordem alimentar.
The present study is a study of students of Nutrition agitate their eating practices along the formative course. The work is located at the interface between Health Sciences and Nutrition and Social and Human Sciences with the aim of expanding as understandings about the phenomena not Food and Nutrition field. This paper presents part of the results of the analysis without article "Narratives of students of Nutrition on their eating practices in the training course in a public university". A narrative interview was a central element for data production in the face of the possibility of reconstruction of their well-being. A comprehensive approach was used to analyze the data. Reference questions related to the description of feeding practices of Nutrition students were elaborated; to the senses and meanings attributed to the food experiences and the changed / remained (and how) in the feeding practices during this process. The narratives showed how the Nutrition course for the process of transformation of practices and processes of processes of rehabilitation of practices by a process of disruption of food practices. The institution of the kettle as a symbolic and incorporated non-daily practice, as well as marketing and development experiences in the process of building food practices. It is also emphasized as eating practices as constituents of identities - including professionals, who interact with the set of prohibitions of acting. It is emphasized that as students, they promote their practices guided by different forms of knowledge and achievement. (Inter) subjective that organize an alimentary experience, in a daily that reinvents itself. They are laws of dealing with a normative discipline and the subjects, in interaction, appropriate the discourses and in the daily experiences (re) elaborate a new alimentary order.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29787
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