Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29602
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Fatores associados à violência interpessoal entre crianças de escolas públicas de Fortaleza, Ceará, Brasil.
Autor : Nobre, Caroline Soares
Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza
Noronha, Ceci Vilar
Frota, Mirna Albuquerque
metadata.dc.creator: Nobre, Caroline Soares
Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza
Noronha, Ceci Vilar
Frota, Mirna Albuquerque
Resumen : A escola presencia o crescimento das manifestações de violências interpessoais entre crianças e, nesta ótica, o artigo analisa a prevalência destas no relacionamento entre escolares e os seus fatores associados. Estudo transversal, com 874 alunos de escolas públicas municipais, de 10 e 11 anos idade, realizado no ano de 2013. Um questionário instrumentou a coleta de dados que foram submetidos à análise bivariada com cálculo de significância estatística entre as associações. Os resultados apontam que a criança agressora (83,2%) associa-se ao sexo masculino (RP = 1,08), bem como apanhar em casa (RP = 1,13) e ter uma família que incentiva o revide (RP = 1,17). A criança vítima (89,5%), a família que incentiva o revide (RP = 1,05) e, a participante de conflitos (93,6%), a família incentivar o revide (RP = 1,05) e a idade. A criança de 10 anos tem até 3,0% mais de chance de participar em situações de conflitos. A “família que incentiva o revide” associa-se as situações de agressão, de vítima e de participação em conflitos, o que enseja uma ressignificação dessas práticas familiares.
Palabras clave : Violência
Relações familiares
Saúde escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29602
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo Ceci Noronha. 2018.pdf166,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.