Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29545
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Parâmetro do crescimento e desenvolvimento associados à infecção pelo Zika vírus em lactantes com microcefalia.
Autor : Pereira, Lívia Pinheiro
metadata.dc.creator: Pereira, Lívia Pinheiro
Resumen : Esta dissertação traz como tema central o crescimento e desenvolvimento de lactentes com síndrome congênita do zika vírus. O objetivo desta pesquisa visou verificar os parâmetros do crescimento e desenvolvimento e sua relação com a positividade para infecção em lactentes com a síndrome congênita do zika vírus. A pesquisa de natureza quantitativa, corte transversal, gerou os dados a partir dos inquéritos domiciliares, aplicação do teste de denver II e exame físico realizados com os sujeitos da pesquisa. Os principais resultados apontam três diferentes aspectos, a saber: o perfil das famílias mais acometidas pela síndrome congênita do zika vírus eram negras, os pais eram casados legalmente, com a média de 6 anos de estudo e desempregadas; O perfil antropométrico, embora a maior parte dos lactentes tenha nascido com os parâmetros de peso abaixo do esperado, após a primeira consulta de seguimento, eles atingiram um peso adequado para idade, porém os dados antropométricos de estatura e perímetro cefálico continuaram em déficits e esses parâmetros alterando diretamente todo o crescimento e o desenvolvimento infantil. Ademais, em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor, os lactentes avaliados pelo teste de denver II tiveram alterações em todas as áreas avaliadas (linguagem, motor fino, motor grosso e pessoal/social). Essas diferenças foram avaliadas em relação ao status de infecção e positividade para sorologia do zika vírus. Tal realidade não demonstrou diferenças significativas entre os lactentes que deram sorologias positivas para as que deram negativas. No entanto, devido ainda a desafios no resultado laboratorial para a infecção materna e congênita, todos os lactentes foram avaliados, independente do status de infecção. Ainda é preciso novos estudos para ampliar investigações que tragam resultados a longo prazo, tanto para o crescimento como para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil.
Palabras clave : Microcefalia
Crescimento
Desenvolvimento
Microcephaly
Growth
Development
metadata.dc.subject.cnpq: Enfermagem
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29545
Fecha de publicación : 17-may-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGENF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Disertação_Enf_ Lívia Pinheiro Pereira.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.