DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) >
Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) >
Dissertações de Mestrado (PPGMUSEU) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29406

Title: Trajetórias de um sonho: o colecionador Antonio Marcelino do Nascimento e o Museu Tempostal em Salvador-BA (1965-1997)
Authors: Almeida, Tatiana Alves de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Britto, Clovis Carvalho
Keywords: Colecionismo;Coleção;Antonio Marcelino;Museu Tempostal;Museologia;Cartão-Postal
Issue Date: 2-May-2019
Abstract: A presente dissertação problematiza o universo onírico do colecionismo e dos museus, a partir da análise dos colecionismos de Antonio Marcelino do Nascimento (1929-2006), sergipano radicado em Salvador, cuja arte de colecionar apresenta características específicas a partir da fabricação de si no campo dos museus e do patrimônio na Bahia. Tendo como recorte aspectos da trajetória de Antonio Marcelino e a relação colecionador-coleção-museu, compreende as estratégias pela concretização do sonho por meio da criação do Museu Tempostal, em Salvador-BA. Para tanto, mobiliza os referenciais de Krzysztof Pomian e Walter Benjamin, no intuito de compreender o colecionismo e a sua relação com o universo onírico dos museus. Apresenta aspectos da trajetória do colecionador e da cartofilia, por meio de uma entrevista realizada com Antonio Marcelino em 2006 e de um conjunto de fontes mobilizadas ao longo da pesquisa. Por fim, nas tramas da constituição do acervo, da configuração em um museu-casa até a sua transferência para o poder público, o estudo contribui para a problematização das estratégias de visibilidade e silenciamento por meio das coleções e para a análise do colecionismo como um empreendimento coletivo.
This dissertation problematizes the dream universe of collectors and museums, based on the analysis of the collectorship of Antonio Marcelino do Nascimento (1929-2006), a Sergipe living in Salvador, whose art of collecting presents specific characteristics from the production of himself in the field museums and heritage in Bahia. Having as a cut aspects of the trajectory of Antonio Marcelino and the relationship collector-collection-museum, he understands the strategies for the realization of the dream through the creation of the Tempostal Museum, in Salvador-BA. In order to do so, it mobilizes the references of Krzysztof Pomian and Walter Benjamin in order to understand collectivism and its relation with the dream universe of museums. It presents aspects of the trajectory of the collector and cartofilia through an interview with Antonio Marcelino in 2006 and a set of sources mobilized throughout the research. Finally, in the construction of the collection, from the configuration in a museum-house until its transfer to the public power, the study contributes to the problematization of the strategies of visibility and silencing through the collections and the analysis of the collection as an enterprise collective.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29406
ISSN: Dissertação
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGMUSEU)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
[REVISADA]_Dissertação Final Tatiana Alves de Almeida.pdf7.1 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA