Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBritto, Clovis Carvalho-
dc.contributor.authorAlmeida, Tatiana Alves de-
dc.creatorAlmeida, Tatiana Alves de-
dc.date.accessioned2019-05-02T14:56:21Z-
dc.date.available2019-05-02T14:56:21Z-
dc.date.issued2019-05-02-
dc.date.submitted2017-09-22-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29406-
dc.description.abstractA presente dissertação problematiza o universo onírico do colecionismo e dos museus, a partir da análise dos colecionismos de Antonio Marcelino do Nascimento (1929-2006), sergipano radicado em Salvador, cuja arte de colecionar apresenta características específicas a partir da fabricação de si no campo dos museus e do patrimônio na Bahia. Tendo como recorte aspectos da trajetória de Antonio Marcelino e a relação colecionador-coleção-museu, compreende as estratégias pela concretização do sonho por meio da criação do Museu Tempostal, em Salvador-BA. Para tanto, mobiliza os referenciais de Krzysztof Pomian e Walter Benjamin, no intuito de compreender o colecionismo e a sua relação com o universo onírico dos museus. Apresenta aspectos da trajetória do colecionador e da cartofilia, por meio de uma entrevista realizada com Antonio Marcelino em 2006 e de um conjunto de fontes mobilizadas ao longo da pesquisa. Por fim, nas tramas da constituição do acervo, da configuração em um museu-casa até a sua transferência para o poder público, o estudo contribui para a problematização das estratégias de visibilidade e silenciamento por meio das coleções e para a análise do colecionismo como um empreendimento coletivo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation problematizes the dream universe of collectors and museums, based on the analysis of the collectorship of Antonio Marcelino do Nascimento (1929-2006), a Sergipe living in Salvador, whose art of collecting presents specific characteristics from the production of himself in the field museums and heritage in Bahia. Having as a cut aspects of the trajectory of Antonio Marcelino and the relationship collector-collection-museum, he understands the strategies for the realization of the dream through the creation of the Tempostal Museum, in Salvador-BA. In order to do so, it mobilizes the references of Krzysztof Pomian and Walter Benjamin in order to understand collectivism and its relation with the dream universe of museums. It presents aspects of the trajectory of the collector and cartofilia through an interview with Antonio Marcelino in 2006 and a set of sources mobilized throughout the research. Finally, in the construction of the collection, from the configuration in a museum-house until its transfer to the public power, the study contributes to the problematization of the strategies of visibility and silencing through the collections and the analysis of the collection as an enterprise collective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColecionismopt_BR
dc.subjectColeçãopt_BR
dc.subjectAntonio Marcelinopt_BR
dc.subjectMuseu Tempostalpt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCartão-Postalpt_BR
dc.titleTrajetórias de um sonho: o colecionador Antonio Marcelino do Nascimento e o Museu Tempostal em Salvador-BA (1965-1997)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCosta, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da-
dc.contributor.refereesMaciel, Neila Dourado Gonçalves-
dc.contributor.refereesBritto, Clovis Carvalho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Museologiapt_BR
dc.publisher.initialsFFCH/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMuseologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[REVISADA]_Dissertação Final Tatiana Alves de Almeida.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.