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Title: ERRÂNCIA PASSISTA: frequências somáticas no processo de criação em dança com frevo
Authors: Vicente, Ana Valéria Ramos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Amoroso, Daniela Maria
Keywords: Frevo;processo de criação;carnaval;decolonização;dança;prática como pesquisa
Issue Date: 30-Apr-2019
Abstract: Esta tese tem por objetivo abordar o processo criativo em dança como condutor da produção de conhecimentos. Investigo a criação em dança a partir da imersão criativa no carnaval com Frevo trazendo à discussão os conhecimentos técnicos, poéticos, políticos e culturais mobilizados e construídos. Dessa forma, o processo de criação é o objeto e a metodologia adotada, contribuindo para a consolidação da área de Prática como Pesquisa e, dentro desta área, do Processo de Criação em dança como pesquisa acadêmica. A investigação Errância Passista se desenvolveu a partir da construção da imersão no carnaval do Passista (dançarino do frevo de rua) de Recife e Olinda como elemento deflagrador do processo criativo e se configurou nos trabalhos artísticos Re-flexão, Saia da Toca, Re/in-flexão e Ebulição. Com base nessas criações, a tese aborda o conceito de Energia como condutor da investigação refletindo sobre a possibilidade de renovação energética através do carnaval com frevo. A compreensão energética da produção do movimento humano é também mobilizada para compreensão de como movimentos involuntários podem ser esteticamente direcionados, dando ensejo à proposição do termo Frequências Somáticas para modos de construir danças. O Processo criativo do Trabalho Ebulição é abordado desde os seus impulsos iniciais que relacionam tremor e trauma ao processo ético – político vivenciado no Brasil no período do doutorado; às escolhas de procedimentos que colocam a investigação somática em primeiro plano; às implicações entre os diferentes contextos e assuntos da investigação com as escolhas dramatúrgicas, à compreensão da Frequência Somática Tremor como eixo condutor do trabalho Ebulição. Analisando a escolha dramatúrgica do Ebulição e do Re/in-flexão como de intenção decolonial, no sentido de trabalhar para superação das lógicas coloniais vigentes, e a sintonia somática como modo de investigação que coloca a experiência corporal em proeminência, a tese relaciona decolonialidade e detensionalidade como um viés epistemológico da investigação em dança.
This thesis aims to approach the creative process in dance as the leading factor in the production of knowledge. I investigate the creation in dance having as starting point the creative immersion in the carnival, with Frevo. Brings to the discussion the technical, poetic, political, cultural and epistemological knowledge mobilized and constructed. In this way, the creation process is the object and methodology adopted, contributing to the consolidation of the area of Practice as Research and, within this area, of the Creation Process in dance as an academic research. The research Errância Passista developed from the construction of the immersion in the Passista (street frevo dancer) of Recife and Olinda as a triggering element of the creative process and resulted in the creation of the works Re-flexão, Saia da Toca, Re/in-flexion and Ebulição. Based on these creations the thesis approaches energy as the leading concept of this research reflecting on the possibility of energy renewal through the carnival with frevo. The understanding of human movement by its energetic aspect is also mobilized for the understanding of how involuntary movements can be aesthetically directed, giving rise to the proposition of the term Somatic Frequencies and to the understanding of the Tremor Frequency as the driving axis of the work Ebulição (boiling). The notion of Somatic Frequencies is related to different contemporary dance practices as a way of approaching from an experiential analysis (kinesthetic energy) different ways of how the question of involuntary movement goes through the production of artists throughout the twentieth century. The Creative Process of the work Ebulição is approached from its initial impulses that relate tremor and trauma due to the ethical - political process experienced in Brazil during the PhD period - the choices of procedures that place somatic research at the forefront; the implications between the different contexts and subjects of research with the dramaturgic choices. Analyzing the dramaturgic choices of Ebulição and Re-in-flexion as a decolonial intention, in the sense of working to overcome the existing colonial logics, and the somatic tuning as a research mode that places body experience in prominence, the thesis relates decoloniality and detensionality as an epistemological bias of research into dance.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29396
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