Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2936
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Analítica da ambiguidade: estratégia metódica para a pesquisa fenomenológica em saúde
Otros títulos : Revista Gaúcha de Enfermagem (Online)
Autor : Sena, Edite Lago da Silva
Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Granzotto, Marcos José Müller
Carvalho, Patricia Anjos Lima de
Reis, Helca Franciolli Teixeira
metadata.dc.creator: Sena, Edite Lago da Silva
Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Granzotto, Marcos José Müller
Carvalho, Patricia Anjos Lima de
Reis, Helca Franciolli Teixeira
Resumen : A estratégia aqui apresentada, denominada Analítica da ambiguidade, vincula-se à necessidade de compreensão dos achados em pesquisas fundamentadas na fenomenologia merleau-pontyana. Ela articulou-se a partir de estudo das descrições vivenciais de dez familiares, integrantes de um Grupo de Ajuda Mútua para cuidadores de portadores de doença de Alzheimer, realizado em uma universidade de Florianópolis, Santa Catarina. Tais descrições se mostraram por meio de entrevista baseada na experiência intercorporal, durante a construção de uma tese de doutorado em Enfermagem. A aplicação da analítica da ambiguidade ao referido estudo coaduna-se com outros estudos de natureza semelhante e abre possibilidades para a compreensão dos achados em pesquisas fenomenológicas, mais especificamente naquelas fundamentadas na ontologia da experiência de Merleau-Ponty, por reconhecer a consciência como algo inapreensível e a percepção, sempre, como um processo ambíguo.
Palabras clave : Filosofia em enfermagem,
Cuidadores,
Doença de Alzheimer.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2936
Fecha de publicación : dic-2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a22v31n4.pdf52,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.