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Title: Memória e identidade nas obras de Moacyr Scliar (Brasil) e de Régine Robin (Quebec, Canadá)
Authors: Levemfous, Sérgio Israel
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Lícia Soares de
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Riaudel, Michel
Keywords: Literatura quebequense;Literatura brasileira;Identidade judaica;Alteridade;Americanidade;Transferências culturais;Scliar, Moacir;Robin, Regine
Issue Date: 25-Apr-2019
Abstract: Trata-se de um estudo comparativo a partir das obras de dois escritores: Moacyr Scliar e Régine Robin. Originalmente do sul do Brasil, Moacyr Scliar, que também fora médico sanitarista, publicou mais de 80 livros entre romances, contos e ensaios. Sua obra enfoca sobretudo a questão da imigração judaica no Brasil e a adaptação e integração desses imigrantes à sociedade brasileira. Humor e certa leveza são utilizados para tecer personagens não exatamente confortáveis em seus contextos e muitas vezes em conflito interno. Personagens que tentam constituir uma identidade que leva em conta os traços de memórias e a nova realidade que os cerca. É o caso dos personagens de suas obras que integram o corpus desse estudo, ou seja, O centauro no jardim e A majestade do Xingu. Régine Robin é uma escritora franco-canadense que segue uma tendência de escritores do Quebec que privilegiam em seus escritos uma ideia de construção nacional que não tem o país como centro, mas uma abordagem identitária que aponta para a ampla diversidade cultural e étnica que compõe o Quebec. É o que para muitos é chamado de escritura migrante. Nosso interesse centra-se principalmente na sua produção literária, particularmente o romance La Québécoite e seu livro de contos L’immense fatigue des Pierres. Entretanto, sua produção como teórica fornece elementos complementares para a análise de suas obras literárias, como, por exemplo, Le roman mémoriel. Kafka e La mémoire saturée. Regine Robin e Moacyr Scliar têm em comum o fato de criarem em seus livros um espaço intermediário entre fatos e ficção, e também apresentarem expressões da comunidade americana de origem judaica. De modo que se intercomunicam a dimensão nacional, a dimensão regional e a dimensão comunitária transnacional.
This is a study of the works of Moacyr Scliar and Régine Robin. The writing of Moacyr Scliar mainly focuses on the issue of Jewish immigration to Brazil and on the adaptation and integration into the Brazilian society. He constructs with humor and lightness characters that are often living internal conflicts, trying to constitute themselves an identity composed of traces of memories and the new reality which surrounds them. It is the case of the characters of his works that integrate my corpus, namely, the Centaur in the garden and His majesty of the Indians. The writings of the Quebec-French Régine Robin include several areas of knowledge and follow a trend or a movement of writers in Quebec who favor in their writings an idea of national construction that does not have the country as the center, but rather an identity approach which strengthens and signals the wide cultural and ethnic diversity that makes up Quebec. This is what they call the migrant writing. Our interest mainly focuses on his literary production, namely the novel La Québécoite and his storybook The immense fatigue of Stones. However, her production as a theorist provides complementary elements for the analysis of his literary works, such as The Memory Novel, Kafka, and The Saturated Memory. Régine Robin and Moacyr Scliar have in common the fact of creating in their books an intermediate space between facts and fiction, and also to present expressions of the American community of Jewish origin. In this way, are intertwined in their works a national dimension, a regional dimension and a transnational community dimension.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29365
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