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Title: SOUNDSYSTEM: EXPERIÊNCIAS SONORAS E DANÇANTES PARTILHADAS PELOS ARTISTAS FRANZ MANATA E SAULO LAUDARES NO CIRCUITO INDEPENDENTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Authors: Fasani, Priscilla Porto Nascimento
???metadata.dc.contributor.advisor???: Boccia, Leonardo
Keywords: Arte contemporânea;Instalações sonoras;Corpo sem órgãos;Arte relacional;Como viver junto;Encontros afetivos;Partilha
Issue Date: 24-Apr-2019
Abstract: Esta pesquisa tem como corpus o projeto SoundSystem, desenvolvido pelos artistas Franz Manata e Saulo Laudares desde 1996. Esta designação abrange o conjunto de sua produção e exprime o próprio duo. O processo, em ação até os dias de hoje, consiste em partilhar experiências sonoras através de instalações, performances de djs, intervenções urbanas e palestras. Os artistas utilizam signos como batidas de coração, cantos de pássaros, quebra-cabeças, letreiros, microfones e alto-falantes. O duo assume uma preocupação ética de afetar o participante, promovendo encontros pulsantes e criando laços, se contrapondo ao distanciamento humano encontrado na era da informação e da comunicação. Utilizando-se da potência escritural de Roland Barthes, que igualmente tinha preocupações éticas e estéticas, além da influência de artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles e John Cage, Manata e Laudares posicionam-se no mercado de arte contemporânea atuando nas invisibilidades e inaudibilidades, dando maior ênfase à experiência das forças do que das formas, por meio das sensações vibráteis dos encontros dos corpos. Acompanhando seu processo de criação, que abrange desde a concepção conceitual, a produção das instalações, a disposição espacial das obras eleitas pela curadoria, o trabalho feito pelas galerias e feiras de arte, podemos pensar na proposta dos artistas. As principais questões problematizadas são os processos colaborativos que acontecem durante os encontros por meio de uma obra imaterial e rizomática, a dilação do tempo e a intensidade provocada pelos impulsos dionisíacos da música e da dança. Para tanto utilizaremos como base metodológica uma perspectiva multidisciplinar, através de reflexões estéticas, filosóficas, psicanalíticas, literárias, etc. A metodologia de realizar uma cartografia do desejo ou uma cartografia sentimental nos pareceu a forma mais pertinente de trabalhar com este processo. O projeto SoundSystem propõe a invenção de uma nova possibilidade de vida, de um modo de existência, através da potência da proposição de “bons encontros” e da invenção de outras temporalidades.
ABSTRACT This research has as corpus the project SoundSystem, developed by the artists Franz Manata and Saulo Laudares since 1996. This designation covers the whole of its production and expresses the duo itself. The process, in action to this day, consists of to share sound experiences through installations, performances of djs, urban interventions and lectures. Artists use signs such as heart beats, bird songs, jigsaw puzzles, signage, microphones and loudspeakers. The duoassumes ethical concern of affecting the participant, promoting pulsating encounters and creating ties in contrast to the human distance found in the information and the communication age. Using the scriptural power of Roland Barthes, who also had ethical and aesthetic concerns, as well as the influence of artists such as Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles and John Cage, Manata and Laudares are market of contemporary art acting in the invisibilities and inaudibilities, giving greater emphasis on the experience of forces than of forms, through sensations vibrations of body encounters. Accompanying its creation process, which covers the conceptual design, the production of the installations, the spatial arrangement curated works, the work done by galleries and art fairs, we can think of the artists’ proposal. The main issues discussed are collaborative events that take place during the meetings through an immaterial and rhizomatic work, the delation of time and the intensity provoked by the Dionysian impulses of the music and dance. For this, we will use as a methodological basis a multidisciplinary perspective, through aesthetic, philosophical, psychoanalytic, literary, etc. reflections. The methodology of performing a cartography of desire or a sentimental mapping seemed the most pertinent way of working with this process. The SoundSystem project proposes the invention of a new possibility of life, of a mode of existence, through the power of the proposition of “good meetings” and the invention of other temporalities. Keywords:1. Contemporary art; 2. Sound installations; 3. Body without organs; 4. Relational art; 5. How to live together; 6. Sharing; 7. Affective encounters.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29358
ISSN: Tese
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