Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29164
Tipo: Tese
Título: “ESSA LÍNGUA JÁ ME ESTRUTURA”: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO DISCURSO DO ALUNO DE INGLÊS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO
Autor(es): Carvalho, Volnei Magalhães
Autor(es): Carvalho, Volnei Magalhães
Abstract: Esta pesquisa teve como base teórica os estudos que abordam a questão das relações entre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e a formação da identidade. Essas relações estabelecem-se como consequência de ser esse processo bastante fecundo como agente desestabilizador de referentes culturais e incidem geralmente sobre três pilares que ajudam a compor aqueles referentes: a dimensão afetiva do sujeito, a dimensão cognitiva e a que orienta as relações sócio-culturais. O autor procedeu a uma revisão dos trabalhos mais recentes que investigaram o tema no Brasil e foi capaz de relacioná-lo a uma série de questões que, então, passaram a compor um pano de fundo para a análise dos dados. É por isso que encontramos neste trabalho a problematização da identidade por várias vias que comparecem no rastro da experiência de aprender uma língua estrangeira com as características que o inglês possui na contemporaneidade: cenários compostos por entusiasmo e desânimo em relação ao aprendizado; o papel que a LE desempenha na formação de referenciais culturais para os sujeitos; a perda relativa de espaço para a LM e as diversas formas de os sujeitos lidarem com isso; o questionamento em torno dos comportamentos influenciados pela experiência de aprender inglês; o discurso que oferece indícios de que a LE já é parte estruturante da identidade dos sujeitos. O autor é professor do sistema público de ensino e trabalhou com informantes do Ensino Médio, todos eles seus próprios alunos em uma escola da periferia de Salvador, Bahia. Para a formação do corpus foram utilizados instrumentos etnográficos típicos da pesquisa qualitativa, como questionário, entrevista e notas de campo. Além desses, o professor-pesquisador também fez uso de instrumentos menos frequentes, como narrativa sobre a história de aprendizagem da LE e comentários dos sujeitos sobre uma coleção de crenças. O processo de coleta dos dados deu-se ao longo de um ano letivo. A análise dos dados seguiu uma orientação interpretativa e os resultados alcançados dão conta de um corpus discursivo no qual o processo formal de aprendizagem de inglês produz enunciados que apontam para o repensar de referências culturais e a reformulação da identidade, mesmo em um contexto de aprendizagem marcado pelas limitações do sistema público.
This research had as its theoretical basis studies about the relationship between the foreign languages teaching and learning process and the formation of identity. This relationship takes place due to the fact that that process is very fruitful as a cultural references de-stabilizing agent and it usually works on three fundamentals that help create those references: the individual’s affective and cognitive dimensions and the one that guides his or her socio-cultural relations. The author has reviewed the most recent works that deal with the subject in Brazil and was able to relate it to a series of questions that then became the scenario for the analysis of the data. That is the reason why we can find in this work the questioning of identity through several points of view that follow the experience of learning a foreign language with the characteristics that English presents in the contemporaneity: contexts of enthusiasm and discouragement during the learning experience; the role that the FL plays in the formation of cultural references for the individual; the mother tongue’s relative loss of ground in the process and the different ways the individuals deal with that; the questioning of the behaviors influenced by the experience of learning English; the discourse that embodies signs of the FL as part of the structure of the individual’s identity. The author is a teacher at the public education system and worked with informants from secondary education (High School), all of them his own students at a school on the outskirts of Salvador, Bahia. In order to obtain the corpus, he employed ethnographic instruments that are typical of the qualitative research, such as questionnaire, interview and note-taking. Besides these, the teacherresearcher also made use of less frequent tools, such as narratives of the informant’s selflearning experience and comments on several common beliefs about that process. The collecting of data took place during a one-year term. The analysis of the data followed interpretative procedures and the results show a discursive corpus within which the formal process of learning English produces utterances that indicate the rethinking of cultural references and the rebuilding of identity even in a learning context marked by the limitations of the public sistem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de língua inglesa
Formação da identidade
Cultura – Ensino Médio – narrativa
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29164
Data do documento: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE VERSAO DEFINITIVA.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.