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Title: UMA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL E PROJETOS DE EXTENSÃO
Authors: Santos, Anaildes de Jesus dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Paraquett, Márcia
Keywords: Extensão Universitária;Formação de professor;Espanhol
Issue Date: 4-Apr-2019
Abstract: Tomando como ponto de partida minhas inquietações advindas das experiências como professora de espanhol em formação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e minha atuação como professora no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e na educação básica, esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel que cumpre a extensão universitária da UFBA na formação de professores de Espanhol. Para tanto, foi feito um estudo da trajetória da extensão universitária, desde seu surgimento, quando desenvolvia ações assistencialistas, à sua institucionalização, passando assim a constituir, junto com o ensino e a pesquisa, os pilares da universidade. Como tal, a extensão deve contribuir para a formação técnica e cidadã dos profissionais, promovendo o diálogo entre os pilares que sustentam a universidade e entre esta e a sociedade. Partindo dessa perspectiva, foi feito um estudo sobre a formação de professores e o perfil do licenciado em Letras da UFBA, bem como uma descrição do seu plano curricular e uma análise das ementas das disciplinas Estágio Supervisionado de Espanhol I e II, da qual se constatou certa distância entre o que consta nos documentos e o que se faz na prática dessas matérias. Também se constatou que essas experiências de prática não são as únicas possíveis dentro da instituição, pois existe também a extensão universitária em Letras. Para analisar esse espaço, foram estabelecidas três categorias: a) interação entre extensão universitária e comunidade, b) interação entre extensão universitária e pesquisa e c) interação entre extensão universitária e formação de professores de espanhol. Para as duas primeiras categorias foram utilizadas apenas o Projeto Pedagógico (ANEXO A) e o questionário aplicado às coordenadoras do NUPEL (ANEXO B), nos quais pude observar que a primeira categoria se aplica parcialmente e a segunda totalmente. Para a terceira categoria, além dos documentos citados, foram utilizados questionários aplicados aos docentes em formação que atuam no Núcleo (ANEXO D) e a alguns já egressos (ANEXO E). Como resultado, constatei que o NUPEL contribui para a formação docente até certo ponto, pois oferece um espaço para sua prática reflexiva, articulando ensino e pesquisa. Entretanto, sua limitada interação com a comunidade externa não contribui para que os futuros professores tenham uma visão mais real do que constitui a educação básica, sua provável realidade após o curso de licenciatura.
A partir de mis inquietudes advenidas de las experiencias como profesora de español en formación de la Universidad Federal de Bahia (UFBA) y mi actuación como profesora en su Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) y en la educación básica, ese trabajo tuvo como objetivo investigar el papel que cumple la extensión universitaria de la UFBA en la formación de profesores de Español. Para ello, hice un estudio de la trayectoria de la extensión universitaria, desde su surgimiento, cuando desarrollaba funciones asistencialistas a su institucionalización, pasando, de ese modo, a constituir junto con la enseñanza y la investigación los pilares de sustentación de la universidad. Como tal, la extensión debe contribuir para la formación técnica y ciudadana de los profesionales, promoviendo el diálogo entre los pilares que sustentan la universidad y entre esta y la sociedad. Partiendo de esa perspectiva, se hizo un estudio sobre la formación docente y el perfil del licenciado en Letras de la UFBA, como también una descripción de su plan curricular y un análisis de los programas de las asignaturas Prácticas I y II, de la cual se constató cierta distancia entre lo que traen los documentos y lo que se hace en la práctica de esas asignaturas. También se constató que esas experiencias de práctica no son las únicas posibles dentro de la institución, pues existe también la extensión universitaria en Letras. Para analizar ese espacio, fueron establecidas tres categorías: a) interacción entre extensión universitaria y comunidad, b) interacción entre extensión universitaria e investigación y c) interacción entre extensión universitaria y formación de profesores de español. Para las dos primeras categorías utilicé el Proyecto Pedagógico y el cuestionario aplicado a las coordinadoras del NUPEL, en los cuales observé que la primera categoría se aplica parcialmente, mientras la segunda totalmente. Para la tercera categoría, además de los documentos citados, utilicé un cuestionario aplicado a los docentes en formación que actúan en el Núcleo y a algunos ya egresos. Como resultado, constaté que el NUPEL contribuye para la formación docente parcialmente, pues ofrece un espacio para su práctica reflexiva, articulando enseñanza e investigación. Sin embargo su limitada interacción con la comunidad externa no contribuye para que los futuros profesores tengan una visión más real de lo que se constituye la educación básica, su probable realidad tras el curso de licenciatura.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29163
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