Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2895
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Contexto e desenvolvimento cognitivo: freqüência à creche e evolução do desenvolvimento mental
Otros títulos : Psicologia: Reflexão e Crítica
Autor : Lordelo, Eulina da Rocha
Chalhub, Anderson Almeida
Guirra, Raquel Cardoso
Carvalho, Cláudio Seal
metadata.dc.creator: Lordelo, Eulina da Rocha
Chalhub, Anderson Almeida
Guirra, Raquel Cardoso
Carvalho, Cláudio Seal
Resumen : Este estudo objetivou avaliar efeitos da experiência de creche no desenvolvimento cognitivo de crianças freqüentando creche, em comparação com crianças que permaneciam em casa, todas de um bairro pobre de Salvador e condições sócio econômicas eqüivalentes. Dois grupos de crianças (18 em creche e 19 em casa), juntamente com suas mães, participaram do estudo. As Escalas Bayley ou WPPSI-R (dependendo da idade da criança) foram aplicadas quatro vezes em 26 meses; subsidiariamente, as mães foram entrevistadas para fornecer uma avaliação do desempenho da criança a partir de seu ponto de vista. Os resultados mostraram que o desenvolvimento cognitivo foi afetado pela renda das famílias e, parcialmente, pela escolaridade materna. Freqüentar a creche não produziu resultados significativos em desempenho cognitivo, enquanto a avaliação materna indicou algumas diferenças entre os dois grupos na primeira avaliação, que desapareceram, na maior parte, na última. Os resultados são parcialmente compatíveis com a literatura, e suas implicações são discutidas.
Palabras clave : Creche
efeito de creche
desenvolvimento cognitivo
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2895
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
a19v20n2.pdf139,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.