Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28857
Tipo: Tese
Título: Evolução dos níveis de alguns elementos tóxicos em sedimentos e biota comestível na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil.
Autor(es): Costa, Angela Cristina Andrade
Autor(es): Costa, Angela Cristina Andrade
Abstract: A baía de Todos os Santos (BTS) e seu entorno tem sido alvo de diversos estudos desenvolvidos nas últimas três décadas, inicialmente pelo Laboratório de Química Analítica Ambiental (LAQUAM) do Instituto de Química da UFBA e na última década também por outros grupos de pesquisa, envolvendo poluentes orgânicos e inorgânicos e utilizando diferentes metodologias. Visando atualizar o mapeamento da Baía de Todos os Santos (BTS) para alguns elementos tóxicos (Cu, Mn, Ni, Pb, Zn, Sr, Se e As) e buscando traçar um panorama da evolução da presença daqueles poluentes para os quais dispunha-se de dados de concentração nessa baía, desenvolveu-se o presente estudo, a partir da escolha de treze sítios de amostragem anteriormente estudados pelo LAQUAM, onde foram coletadas amostras de sedimento do mesolitoral e de três espécies de bivalves comestíveis, Anomalocardia brasiliana (papa-fumo), Brachidontes exustus (sururú) e Macoma constricta (pé-de-galinha). A quantificação dos analitos foi feita por fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF), uma técnica multielementar com limite de detecção em nível de partes por bilhão, mais rápida, de menor custo por análise e utilizada pela primeira vez em amostras da BTS. A qualidade das análises químicas foi comprovada determinando-se amostras padrão de referência certificadas de sedimentos e moluscos. A sistematização dos resultados obtidos, realizada a partir da elaboração de mapas de distribuição espacial e evolução temporal, sugerem que os sedimentos e os moluscos de algumas das estações estudadas continuam a ser enriquecidos com elementos tóxicos, enquanto em outras as concentrações diminuíram. Concentrações médias de cada elemento nas três espécies de bivalves comestíveis de cada sítio exibiram a seguinte ordem decrescente de frequência de número de violações aos padrões de qualidade nacionais: Ni > Cu > As > Zn. Dentre as três espécies, a Macoma constricta apresentou os maiores fatores de bioacumulação dos elementos estudados, com exceção apenas do Se e do Zn. Estes resultados evidenciam a característica bioacumuladora da espécie para elementos tóxicos em nível traço e sua capacidade de atuar como organismo sentinela. A análise multivariada (Análise de Componentes Principais) aplicada aos resultados encontrados para os sedimentos mostrou que dois fatores, associados a fontes antrópicas e naturais, foram suficientes para explicar 85 % dos resultados, enquanto para os bivalves três fatores explicaram 77 % dos resultados obtidos.
Palavras-chave: elemento tóxico
molusco comestível
sedimento marinho
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-graduação em química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28857
Data do documento: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ANGELA COSTA - CORRIGIDA APÓS DEFESA - EM PDF.pdf6,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.