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Tipo: Tese
Título: “PASSEI O SEMESTRE TODO ESTUDANDO O VERBO TO BE”: ATITUDES, (DES)MOTIVAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA APRENDER INGLÊS DE ALGUNS BACHARELANDOS EM SAÚDE DA UFRB
Autor(es): Anjos, Flávius Almeida dos
Autor(es): Anjos, Flávius Almeida dos
Abstract: Esta tese foi elaborada ancorada nos paradigmas teóricos da Linguística Aplicada. Trata-se de um trabalho acadêmico que foi desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar e, por isso, está baseado em pressupostos teóricos da Psicologia Social, da Análise do Discurso e da Pedagogia Crítica. Esta pesquisa, de cunho etnográfico, realizada com 91 estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da UFRB, visou a investigar atitudes desses alunos em relação à aprendizagem da língua inglesa. Para uma melhor compreensão do estudo, as atitudes foram categorizadas em três tipos: as positivas, as negativas e as de supervalorização em relação à língua e à cultura estrangeiras. Além disso, a pesquisa possibilitou desvendar fatores que estão intimamente relacionados com as atitudes, tais como motivação, desmotivação, orientação, resistência. Ainda foi possível investigar as atitudes em relação a alguns sotaques de língua inglesa. Para a coleta dos dados foram utilizados três instrumentos: um questionário, uma entrevista e as observações de campo. Os dados analisados, numa perspectiva quantitativa e qualitativa, apontaram alto grau de atitudes positivas, bem como de orientação instrumental. Com base nos dados foi possível também elencar fatores geradores das atitudes positivas e negativas, específicos daquele contexto de pesquisa. Por conta disso, embora as informações contidas neste estudo representem atitudes em relação à aprendizagem da língua inglesa, elas não podem ser generalizadas. A relevância deste trabalho reside no fato de que ele pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da língua inglesa.
This PhD dissertation was developed under the assumptions of Applied Linguistics. It is an academic work developed in an interdisciplinary perspective and, because of this, it was developed under the theoretical assumptions of Social Psychology, Discourse Analysis and Critical Pedagogy. This research, which has an ethnographic stamp, with 91 undergraduate students, from the Interdisciplinary Bachelorship in Health, at UFRB, intended to investigate their attitudes toward learnig English. For a better undestanding of this study, attitudes were categorized into three types: positive, negative and overvaluing ones toward the foreign language and culture. Besides that, the research made possible to clarify factors which are closely related with attitudes, such as motivation, demotivation, orientation, resistance. It was also possible to investigate attitudes toward some English accents. To collect the data, three instruments were used: a questionnaire, an interview and the notes of classroom observation. The data, analysed in a qualitative and quantitative perspective, pointed to high level of positive attitudes as well as instrumental orientation. Based on the data, it was also possible to catalog factors which generate positive, negative and overvaluing attitudes, specific of that research setting. Because of this, although the information of this study stands for attitudes related with the English language learning, they should not be generalized. The relevance of this research lies on the fact that it may contribute to the improvement of the quality of the English language learning process.
Palavras-chave: Atitudes
Motivação
Desmotivação
Orientação
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português
CNPq: Letras
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28853
Data do documento: 14-Mar-2019
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