Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2878
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas Educativas de Pais e Mães de Crianças aos 18 Meses de Idade
Título(s) alternativo(s): Psicologia: Teoria e Pesquisa
Autor(es): Piccinini, Cesar Augusto
Frizzo, Giana Bitencourt
Alvarenga, Patrícia
Lopes, Rita de Cássia Sobreira
Tudge, Jonathan
Autor(es): Piccinini, Cesar Augusto
Frizzo, Giana Bitencourt
Alvarenga, Patrícia
Lopes, Rita de Cássia Sobreira
Tudge, Jonathan
Abstract: O presente estudo investigou eventuais diferenças nas práticas educativas de mães e pais de crianças de 18 meses de idade. Participaram 34 famílias de diferentes níveis socioeconômicos que tinham um único filho(a). As mães e os pais responderam separadamente a uma entrevista sobre práticas educativas envolvendo seis situações do dia-a-dia da criança. Análise de conteúdo revelou uma predominância de práticas indutivas relatadas tanto pelas mães como pelos pais, seguidas de práticas coercitivas e de não-interferência. Contudo, não houve diferença significativa entre as práticas mencionadas pelas mães e pais, nem entre os diferentes níveis socioeconômicos, em nenhuma das categorias examinadas. Os resultados são discutidos considerando-se as repercussões do surgimento da assertividade e da fase inicial do desenvolvimento da linguagem em que se encontravam as crianças sobre as práticas educativas parentais.
Palavras-chave: práticas educativas
criança
família
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2878
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
03.pdf400,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.