DSpace

RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) >
Dissertações de Mestrado (PPGEISU) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28620

Title: O QUE É QUE O PET TEM? Escrita sobre as experiências de tutores e petianos integrantes dos grupos de educação tutorial da UFRB
Authors: Santos, Elisângela Santana dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Dyane Brito Reis
Keywords: UFRB;Educação tutorial;PET;Programa de Educação Tutorial;Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Issue Date: 18-Feb-2019
Abstract: A iniciação científica é uma importante aliada no processo de formação acadêmica dos estudantes. Quanto mais cedo o aluno ingressa em programas de pesquisa e extensão, maior a probabilidade de ter sucesso na sua vida acadêmica. Isso se dá pelo fato do estudante estar engajado em diversas atividades que vão além do currículo acadêmico da sala de aula, possibilitando experiência efetiva com a pesquisa e com a orientação. Nesta perspectiva, esta dissertação busca discutir a contribuição do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação dos estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O PET é um programa que existe desde 1998, quando a UFRB ainda era Escola de Agronomia da UFBA, com foco no ensino, pesquisa e extensão, propiciando uma formação ampla para os alunos e tutores. É importante ressaltar que o programa é conhecido nacionalmente, além de estar presente também em outras universidades do Brasil. Antes conhecido como Programa Especial de Treinamento, em 2010, foi ampliado e fundido com o Programa Conexões de Saberes, criando, portanto, duas modalidades de grupos, ou seja, PET Curso e PET Interdisciplinar. Neste contexto, a pesquisa buscou entender como os estudantes e tutores participantes do programa no ano de 2017,avaliam essa experiência de participação no programa; para tanto foi feito uma pesquisa quantitativa com os petianos e qualitativa com os tutores os principais eixos da pesquisa foram: impactos causados com a participação no PET na vida acadêmica , pessoal, e na universidade. Os principais resultados apontam que ambos avaliam o programa de forma positiva, tanto na vida acadêmica e profissional quanto pessoal, além de identificar contribuições do programa para a UFRB. Os mesmos reconhecem que o programa, mesmo tendo impactos positivos dentro da universidade, ainda tem muito para avançar principalmente na maneira de avaliação e compartilhamento de informações.
The scientific initiation is an important ally on the process of academic training of the students. The sooner he gets into research and extension programs, more probabilities of succeed in academic life. This is because the student is engaged in a lot of activities that go beyond the academic curriculum of the classroom, making possible the effective experience with research and guidance. Thus, the student that participates of scientific initiation also become a researcher in training. In this sense, this dissertation seeks to discuss the contribution of the Tutorial Education Program (PET) on the formation of the students from Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. PET is a program that has existed since 1998, when UFRB was still an agronomy school from UFBA, that focused on the teaching, research and extension providing a broad training to the students and tutors. It is important to emphasize that the program is known nationally, and it’s also present in other Brazilian universities. Previously known as Especial Training Program, in 2010, has been expanded and merged with the Program Conexão de Saberes, creating two modalities of groups, that is, PET course and PET Conexões. In this way of thought, this research sought to understand how the students and tutors evaluate the experience of being into the program, therefore, two researches were made: a quantitative one with the students and a qualitative one with the tutors. The principal results show that both measure the program in positive ways, such in academic and professional life as in personal life, as well as identifying the contribution of the program to UFRB. Also, both recognize that the program, even with the positive impacts, still has a lot to improve, especially in the way of evaluating and sharing informations.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28620
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGEISU)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Elisangelaoqueopettem.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA