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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28456
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Afropop: caminhos abertos para além da “África teórica” |
Autor : | Bastos, Fabiana Dias |
metadata.dc.creator: | Bastos, Fabiana Dias |
Resumen : | Dentro do mundo globalizado, em um sistema capitalista, as relações coletivas e individuais foram radicalmente modificadas. Essas relações foram retratadas na arte e na literatura de diversas formas. Este trabalho busca explorar uma dessas formas, o pop, através de um desenvolvimento histórico cultural, desde seu surgimento nos Estados Unidos e Inglaterra até a sua vinda para o Brasil. Isso culminará na discussão mais pertinente a esse trabalho, o afropop, ramificação do fenômeno pop que busca refletir sobre o discurso do negro na contemporaneidade. Para tanto, utilizaremos as canções da banda paulista Aláfia, composta por 12 integrantes que misturam MPB, funk, rock, entre outros em suas canções que discutem diversas realidades do negro brasileiro. Através das canções “Mulher da Costa”, “Proteja seu Quilombo”, “Ela é Favela”, “Corpura” e “Nada é Importante”, discutiremos algumas das formas de representação do discurso negro contemporâneo. Concluímos com esse estudo que através do pop, dentro de uma configuração pós-moderna que entende um entrelugar temporal, o negro encontra uma forma de desconstrução de modelos estereotipado. Assim é possível construir representações condizentes com as literaturas plurais contemporâneas. |
Palabras clave : | Arte pop Afropop Cultura de massa Música brasileira Aláfia |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | ILUFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28456 |
Fecha de publicación : | 25-ene-2019 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
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