Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28450
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Infusão: A Arte de Caminhar nas Brechas - Caminhos de um Músico Digital
Autor : Meirelles, João
metadata.dc.creator: Meirelles, João
Resumen : Esse é o Trabalho de Conclusão do processo de Mestrado Profissional na Escola de Música da UFBA, cursado entre julho de 2016 até fevereiro de 2018. A peça central desse processo é o Infusão – projeto solo em música eletrônica. Também será descrita a participação do autor na banda Baiana System. Com o Infusão, diversas ações performáticas e alguns lançamentos foram realizados durante o período do curso: as residências Pulso e Drift, as performances “Concerto para Onironautas” no Festival IC, no Festival Novas Frequências e no festival Dia da Música e a publicação e lançamento do single “UnderchU” e do álbum/zine Inter, em parceria com a artista Lia Cunha. A reflexão acerca de cada um desses eventos, bem como a descrição de como o sistema de instrumentos eletrônicos utilizados nos projetos e, principalmente, a forma de toca-los, possibilita a compreensão sobre o processo criativo do autor que envolve três etapas: a criação de materiais sonoros, a improvisação com esses materiais – se concretizando em composições abertas – e a gravação e edição dessas composições. Essa última etapa não é uma conclusão, mas sim parte do processo criativo, já que o processo de edição gera novos materiais (ou novas formas de se relacionar com os materiais), modificando a primeira e segunda etapa num ciclo onde a composição é sempre transformada e acontece principalmente nas performances. No trabalho constam: um memorial, um artigo, os relatórios relacionados às atividades práticas do mestrado e um apêndice com imagens das ações e produtos realizados durante o processo.
This is the Conclusion´s Work of the Music Professional Master's course of the UFBA’s School of Music, which was taken from July 2016 to February 2018. The main part of this process is the solo project in electronic music, Infusão. There will be also a description of the author’s participation in the band Baiana System. With Infusão, several performances and some releases were made during the period: the residences Pulso and Drift, the performances "Concerto for Onironautas" at the IC Festival, the New Festival Frequencies and the Festival Day of Music and the publication and release of the single "UnderchU" and from the album / zine Inter, in partnership with the artist Lia Cunha. The reflection about each of these events, as well as the description of the instruments setup, and, especially, the way it is played made possible to understand the author’s creative process that involves three stages: the creation of sound materials, the improvisation with these materials – putting together as open compositions - and the recording and editing of these compositions. This last step is not an end, it is rather, part of the creative process, since the editing process generates new materials (or new ways of relating to materials), modifying the first and second stages in a cycle where the composition is always transformed with time. The work includes: a memorial, an article, reports related to the practical activities of the master's degree and an appendix with images of the actions and publications taken during the process.
Palabras clave : improvisação (Musica)
composição (Música)
interpretação (Musica)
músico digital
música eletrônica
metadata.dc.subject.cnpq: Arte/Música
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: EMUS - UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28450
Fecha de publicación : 24-ene-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCF-JoaoMiletMeirelles-REPOSITORIO.pdf8,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.