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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Docência e exaustão emocional
Título(s) alternativo(s): Educação & Sociedade
Autor(es): Reis, Eduardo José Farias Borges dos
Araújo, Tânia Maria de
Carvalho, Fernando Martins
Barbalho, Leonardo
Oliveira, Manuela Silva
Autor(es): Reis, Eduardo José Farias Borges dos
Araújo, Tânia Maria de
Carvalho, Fernando Martins
Barbalho, Leonardo
Oliveira, Manuela Silva
Abstract: Um estudo epidemiológico transversal com todos os 808 professores da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia, encontrou elevadas prevalências de queixas de cansaço mental (70,1%) e de nervosismo (49,2%). Diversos fatores de risco associaram-se a cansaço mental e a nervosismo: idade >27 anos, ser mulher, ter filhos, escolaridade média, lecionar >5 anos, vínculo de trabalho estável, trabalho em zona urbana, carga horária semanal >35h, renda >360 reais, sobrecarga doméstica média/alta, não ter atividades de lazer, alta demanda no trabalho e baixo suporte social. A classificação do trabalho docente, segundo o Modelo Demanda-Controle de Karasek, revelou os quadrantes "baixa exigência" (40,3%) e "trabalho ativo" (39,7%), ambos com alto controle das atividades por parte dos professores. Professores em trabalho de "alta exigência" e "trabalho ativo" apresentaram prevalências de cansaço mental e de nervosismo mais elevadas que aqueles de "baixa exigência".
Palavras-chave: Saúde dos professores
Mal-estar docente
Burnout e magistério
Trabalho docente
Ensino e saúde
eachers' health
Teaching discomfort
urnout and Teachers
Teaching work
Education and health
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2830
Data do documento: Jan-2006
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