Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28268
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do comportamento de estudantes e servidores UFBA em relação à educação financeira
Authors: Almeida, Thiago Fernandez Furquim de
metadata.dc.creator: Almeida, Thiago Fernandez Furquim de
Abstract: Neste trabalho monográfico, são apresentadas evidências sobre a importância do conhecimento acerca da Educação Financeira. Todavia, este estudo não trata apenas da questão de conceitos sobre investimentos disponíveis no mercado, mas também aborda a relevância de hábitos e costumes que conduzam cada indivíduo, ao longo de sua vida, em busca de sua tão almejada independência financeira. Com tal intuito, este estudo defende a inserção da Educação Financeira nas escolas desde a infância do aluno, não necessariamente como uma nova disciplina, mas agregada a outras de uma maneira multidisciplinar. Para isso, são expostas iniciativas no Brasil com intuito de incentivar o ensino de Educação Financeira nas escolas. Como base deste trabalho, foi aplicada uma pesquisa entre os alunos e servidores administrativos da UFBA. O conjunto de questões teve como objetivo principal avaliar conhecimentos básicos em economia, hábitos e costumes de poupança, além do perfil de cada entrevistado como investidor. A ideia da pesquisa é ter uma noção de como está o nível de Educação Financeira dos entrevistados e, por conseguinte, se mensurar a relevância de maior incentivo à inclusão um da Educação Financeira no ensino escolar.
In this monographic work, we present evidences on the importance of knowledge of Financial Education. Nevertheless, this study deals with the concepts of investments available in the market as well as the relevance of habits and customs, which lead each individual, throughout his life, in the search of his long-sought financial independence. Thus, this study argues for the insertion of Financial Education in schools since the beginning of elementary education, not necessarily as a new discipline, but it should be added to others in a multidisciplinary way. In order to encourage the teaching of Financial Education in schools, we start presenting ongoing and past initiatives in Brazil. As a basis of this work, a research was applied among the students and administrative servers of UFBA. The set of questions had as main objective to evaluate basic knowledge in economy, habits and customs of savings, besides the profile of each interviewee as investor. The idea of the research is to have a notion of how is the level of Financial Education of the interviewed and, therefore, to measure the relevance of greater incentive to the inclusion of Financial Education in school education.
Keywords: Educação Financeira
Independência financeira
Hábitos e costumes de poupança
Investimentos
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28268
Issue Date: 20-Dec-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Revisão Final CORRIGIDO.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.