https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28211
Tipo: | Dissertação |
Título: | O PROJETO EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A CIDADANIA(PROEMUCI): SISTEMATIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Autor(es): | SILVA, Geisiane |
Autor(es): | SILVA, Geisiane |
Abstract: | O presente trabalho é uma sistematização da experiência da autora como educadora musical social do Projeto Educação Musical para a Cidadania (PROEMUCI). Este projeto é realizado desde julho de 2013 no bairro da Engomadeira em Salvador- Bahia, atendendo a aproximadamente 80 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos. São realizadas atividades interdisciplinares, musicais (iniciação musical, teoria musical, canto coral, flauta-doce e violão) e atividades com as famílias. Nesta sistematização, são levados em consideração, o processo de criação, os resultados e os desafios para continuidade do PROEMUCI. Para tanto, foi realizado como procedimento metodológico um questionário para informar o perfil dos voluntários, bem como uma entrevista sobre o olhar de cada um deles sobre o projeto. As falas dos voluntários entrevistados são utilizadas também como forma de reflexão durante a sistematização do presente trabalho. Foram entrevistados os 16 profissionais e estudantes que participaram e participam do projeto dentre os anos de 2013 a 2016. O objetivo deste trabalho é uma avaliação do processo de construção do PROEMUCI desde a sua fundação em 2013 até o início de 2017. Destina-se a todos os seus integrantes: voluntários, pais, educandos e monitores (futuros professores do projeto). No referencial teórico são utilizados autores como Maria da Glória Gohn (2009 e 2013), Rosane Araújo (2007), Paulo Freire (1987,1993 e 1996), Carlos Kater (2004), Maura Penna (2004 e 2012), Vânia Müller (2004), Carla Santos (2000), dentre outros. Com esta sistematização, foi possível concluir que o trabalho do PROEMUCI é algo realizado por toda uma equipe com profissionais de várias áreas, onde a participação destes, dos educandos e suas famílias é que fazem a adaptação no projeto ser contínua. Compreender os conceitos que permeiam a prática de quem trabalha com educação em projetos sociais pode colaborar ainda mais para melhorar a avaliação da prática docente. |
Palavras-chave: | Música - instrução e ensino Comunidade Sistematização de experiências |
CNPq: | Artes/Música |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGPROM |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28211 |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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