Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2815
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Doulas na assistência ao parto: concepção de profissionais de enfermagem |
Otros títulos : | Escola Anna Nery |
Autor : | Santos, Denise da Silva Nunes, Isa Maria |
metadata.dc.creator: | Santos, Denise da Silva Nunes, Isa Maria |
Resumen : | Estudo descritivo, exploratório. Objetivou descrever a concepção das profissionais de enfermagem sobre a participação das doulas na assistência à mulher no trabalho de parto. Utilizou abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 11 auxiliares/técnicas de enfermagem e 5 enfermeiras (os) atuantes no centro obstétrico de uma maternidade pública em Salvador, Bahia. Os resultados apontaram para três categorias: da ideia à realidade da iniciativa "doulas na sala de parto"; facilidades e dificuldades com a presença destas. Constata-se que essa iniciativa objetivou preencher a lacuna do acompanhante no centro obstétrico da instituição. Dentre as facilidades identificadas, têm relevância a substituição da família e o conforto físico proporcionado à mulher, e, como dificuldades, observam-se a indefinição do papel e a falta de clareza no limite de atuação das doulas. Apreendeu-se que as depoentes reconhecem a importância da atuação da doula, mas enfatizam problemas decorrentes da forma de inserção das doulas no serviço. |
Palabras clave : | Parto Humanizado Acompanhantes de Pacientes Enfermagem Humanizing Delivery Patient Escort Service Nursing Acompañantes de Pacientes Enfermería |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2815 |
Fecha de publicación : | jul-2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
v13n3a18.pdf | 528,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.