https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28032
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online: um estudo sobre representações de gênero em League of legends |
Autor(es): | Nascimento, Jéssica |
Autor(es): | Nascimento, Jéssica |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é analisar estereótipos de gênero presentes na
construção dos aspectos visuais, funcionais e narrativos das personagens femininas
"Tanque" e "Suporte", do jogo eletrônico online League of Legends (LoL), por estas
serem as funções mais estereotipadas entre todas do jogo. Pretendeu-se constatar
se a presença de estereótipos femininos no LoL, decorrente de determinados
padrões sociais e estéticos impostos à representação midiática das mulheres,
influencia na dinâmica e interação entre os(as) jogadores(as) ou reflete em suas
percepções em relação às diferenças de gênero e à presença feminina no jogo. A
escolha de League of Legends como objeto de estudo se deu por sua relevância no
cenário atual dos jogos eletrônicos online e também pela presença marcante de
estereótipos tradicionais e rígidos nas referidas personagens, apesar das
transformações sociais e políticas decorrentes dos movimentos feministas. Neste
trabalho, os jogos eletrônicos são entendidos como fenômenos culturais, capazes de
contribuir para a formação dos modos de ser e agir de um indivíduo. Desta forma, é
pertinente analisar quais efeitos os estereótipos de gênero exercem na formação
individual de jogadoras e jogadores. The objective of this research is to analyze gender stereotypes present in the construction of the visual aspects, functionals and narrative aspects of the female characters "Tank" and "Support" of the online electronic game League of Legends (LoL), for these are the most stereotyped roles in the game. It was intended to see if the presence of stereotypes in LoL, due to certain social and aesthetic standards imposed on media representation of women, influences the dynamics and interaction between players, as well as their perceptions about gender differences and the female presence on LoL or reflects in their perceptions of the differences gender and women's presence in the game. The choice of subject happened from the relevance of League of Legends in the present scenario of online electronic games and also the strong presence of traditional and rigid stereotypes in these characters, despite the social and political changes resulting from the feminist movements. In this research, electronic games are seen as cultural phenomena, that contribute to the formation of the ways of being and acting of an individual. Thus, it is relevant to analyze what effects the gender stereotypes have on individual formation players. |
Palavras-chave: | Jogo eletrônico online Representações de gênero Interatividade Estereótipos Personagens femininas Online electronic game Gender representations Interactivity Stereotypes Female characters |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | Facom |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28032 |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estereótipos femininos nos jogos eletrônicos online.pdf | Tcc | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Conhecendo League of Legends.mp4_1 | Video | 67,29 MB | Video Quicktime | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.